MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


IARA JAMRA


Iara Ferreira Jamra nasceu na capital paulista em 31 de outubro de 1955.

Ela é prima do diretor e ator Antônio Abujamra e do músico André Abujamra.

Foi aluna de teatro do professor Flávio de Souza, em cursos que ele ministrava no ” Pod Minoga”, juntamente com Carlos Moreno, Beto de Souza, Dionísio Jacob e Mira Haar.Ela começou com esse grupo que fazia de tudo em teatro: texto, cenografia, artes plásticas. E ela nem pensava em ser atriz. Foi chamada por um diretor, gostou e ficou para sempre. Ela é atriz de televisão, teatro e cinema.

Em Cinema, começou em 1980, em: ” Asa Branca“. Em 87, fez “Besame Mucho ” e ” Brasa Adormecida”. Em 88: “ Dedé Mamata” e ” Fogo e Paixão”. Em 89: ” Festa”. Em 90: ” Beijo 2348/72″; Em 92: “Oswaldianas” e ” Sua Excia ,O Candidato”. Em 95: ” Eu Sei Que Você Sabe”. Em 97: ” Ed Mort”. Em 99: “No Coração Dos Deuses” e ” Por Trás do Pano”. Em 2002: ” Joana e Marcelo, Amor(quase) Perfeito”. E em 2007, “O Signo da Cidade”.

Em televisão, Iara Jamra começou em 1986, na Rede Globo, em: ” Selva de Pedra”. Em 88, fez na TV Bandeirantes:” Chapadão do Bugre” e na Globo: ” Vida Nova”. Em 89, na TV Cultura : “Ra-Tim-Bum” , na Globo:” Tieta” e na Band: ” O Cometa”. Em 92, novamente na Globo: ” Tereza Batista”. Em 93: ” Sex Appeal” e ” Olho no Olho”.Em 98, a minissérie: ” Hilda Furacão”. Em 2001: ” Roda da Vida”. Em 2002, participou do seriado: “Sai de Baixo”. Em 2004: ” Da Cor do Pecado”. Em 2005: ” A Lua Me Disse”. Em 2007, fez o seriado humorístico:” Zorra Total”. Em 2008, a novela:” Três Irmãs”. Em 2011, assina com o SBT, onde faz a novela “Corações Feridos”, que só foi exibida pela emissora no ano seguinte.

Em teatro Iara Jamra fez  “O Diário de Lory Lamb”; “Mãe é Karma”; “O Arthur”; “Socorro, que é Respeitadora” e “Cuidado, Garoto Apaixonado”. Sua presença em teatro ficou marcada principalmente quando fez a protagonista, por um ano, da peça de Marcos Caruso: “Trair e Coçar É Só Começar”.

Um fato trágico marcou a adolescência de Iara Jamra. Em 23 de abril de 1975, Fernando Noronha, que era à época namorado de Iara e três amigos foram brutalmente assassinados pela ROTA- Rota Ostensiva Tobias Aguiar. O caso foi fartamente noticiado nos jornais e é discutido no livro do jornalista Caco Barcelos, de nome “Rota 66”.

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação