MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JARDEL MELLO


Jardel da Silva Mello nasceu na cidade paulista de Mogi das Cruzes, em 18 de junho de 1937.

O início da carreira foi como radioator na Rádio Farroupilha em 1958, onde atuou na radionovela “A Justiça de Deus Reclama Um Homem”. Vai para a TV em 1959 participar do programa “Teledrama” na TV Continental, e depois atua em “Teleteatro das Quartas-Feiras” na emissora.

Em 1962, Jardel Mello foi para a TV Tupi para fazer o “TV de Comédia“, e em 1968 estreou em novelas atuando em “O Coração Não Envelhece” na mesma emissora. Fez ainda “O Bolha” em 1969; “Algemas de Ouro” na TV Record, também em 1969; “A Próxima Atração” na TV Globo em 1970; “Minha Doce Namorada” em 1971; “Jerônimo, o Herói do Sertão” na TV Tupi em 1972; “O Semideus” na TV Globo em 1973 e “O Espigão” em 1974, também na Globo.

Se interessou pela direção e passou a co-dirigir novelas em 1974 com “O Rebu” de Braúlio Pedroso, na TV Globo. A partir dessa, também esteve na direção das novelas “Pecado Capital” em 1975; “O Casarão” em 1976; “Sinal de Alerta” e “O Pulo do Gato” em 1978; “Os Gigantes” em 1979, mesmo ano em que vai para a TV Bandeirantes dirigir “Cara a Cara” de Vicente Sesso.

De volta para a TV Globo ele dirige o seriado “Plantão de Polícia“; a novela “Plumas e Paetês“; o programa de humor “Chico City” e as minisséries “Avenida Paulista” e “Bandidos da Falange”. Em 1984 ele se transfere para o SBT e dirige as novelas “Meus Filhos, Minha Vida” e “Uma Esperança no Ar”. Em 1986, na TV Manchete, dirige a novela “Novo Amor”, e em 1988, na TV Bandeirantes, a minissérie “Chapadão do Bugre”.

Entre uma direção e outra, ele também continuou a atuar como ator na Televisão, atuando nas novelas “Dancin’ Days”; “Água Viva”; “Uga-Uga”; “O Clone”; “Malhação 2002”; “Agora É Que São Elas”; “Kubanacan”; “Chocolate com Pimenta” e “Cabocla”, todas na TV Globo. Em 2005, se transferiu para o SBT onde atuou nas novelas “Esmeralda” e “Cristal”.

Em Cinema, como ator, ele esteve em “O Gosto do Pecado”, de Cláudio Cunha, em 1980, e em “A Estrela Nua” em 1984, ao lado de Carla Camurati e Cristina Aché.

Ele foi casado por 10 anos com a atriz Célia Coutinho com quem teve dois filhos.

Jardel Mello faleceu na cidade de Santos, aos 70 anos de idade, em 7 de fevereiro de 2008, após um infarto durante uma cirurgia.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação