MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RONALD GOLIAS


José Ronald Golias nasceu na cidade de São Carlos, interior paulista, em 4 de maio de 1929.

Descendente de italianos e portugueses, ele estreou nos palcos em 1937, aos oito anos de idade, na Escola Dante Alighieri, na sua cidade natal.  Veio para a capital paulista em 1940 e foi alfaiate, antes de entrar para o Clube Regatas Tietê como nadador e fazer parte do Grupo AcquaLoucos, que se apresentava em espetáculos aquáticos pelo Brasil.

Ronald Golias se salientava como o maluco saltador de alturas, e chamou a atenção de Manoel de Nóbrega, grande homem de rádio e televisão, que o convidou para participar do humorístico “Praça da Alegria“, principal programa de humor naquela época. Em 1953, Golias entrou para a TV Paulista e começou a fazer as suas graças.

Conquistou o público e em 1956, ele ganhou o personagem Pacífico, que criou o famoso bordão:” ô Cride, fala pra mãe”… Foi o primeiro de outros grandes sucessos. Rapidamente foi para o cinema, convencido por Herbert Richers, e estreou em 1958, em “Vou Te Contá”, e depois vieram comédias como “Os Três Cangaceiros”; “Tudo Legal”; “O Dono da Bola”; “O Homem que Roubou a Copa do Mundo”; “Os Cosmonautas”; “Um Marido Barra Limpa” e “Golias Contra o Homem das Bolinhas”.

Sempre muito desembaraçado e criativo, apelidou Silvio Santos de “Peru”, e logo foi acrescentando: “Peru..que fala”. E Silvio Santos ficou sendo chamado assim, e achou graça. Golias continuou fazendo inúmeros quadros, mas se destacou novamente quando, em 1967, criou o personagem Bronco Dinossauro. Ele estreou esse tipo no programa: “Família Trapo”, da TV Record, onde contracenava com Jô Soares, Otello Zeloni, Renata Fronzi, Ricardo Corte Real e Cidinha Campos. E o programa foi um estouro e Ronald Golias era o mais comentado e querido do grande público naquele final dos anos 1960.

Por um tempo, Golias afastou-se da televisão e do cinema, e como gostava de gado, comprou uma fazenda que ele quis administrar. Mas logo Silvio Santos, que o admirava, foi buscá -lo. E ele fez, junto ao patrão, o programa “A Volta ao Mundo em 80 Perguntas”, em que relançou sua carreira. Foi nessa fase que ele criou personagens inesquecíveis como o velho Bartolomeu, Isolda e o Profeta.

Ronald Golias teve uma carreira extensa de mais de 50 anos. Esteve em quase todas as principais emissoras do Brasil: TV Globo, TV Bandeirantes, TV Record e SBT, sua última emissora. Nela fez os programas  “A Praça é Nossa” de Carlos Alberto de Nóbrega e “Meu Cunhado”, ao lado de Moacyr Franco.

Ronald Golias faleceu em São Paulo, em 27 de setembro de 2005, aos 76 anos de idade, vitimado por uma infecção pulmonar.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação