Sônia Delfinoé cantora. Ela nasceu em 23 de novembro de 1942, na cidade do Rio de Janeiro. Ela é sobrinha da cantora ,que fez grande nome no Brasil, que é Ademilde Fonseca. O nome de registro de Sônia Delfino é Sônia de Campos Veras.
Estava com apenas 9 anos de idade, quando ganhou um concurso de canto, numa emissora de Natal, no Rio Grande do Norte. Sua carreira profissional começou em 1955, quando gravou o 1º disco, uma versão de “Jingles Bell”, ” Sinos de Belém”. Recebeu o Prêmio de Cantora Revelação, das mãos de governador do Rio à época, Carlos Lacerda. Em seguida gravou seu 1º LP. Nele estão músicas, como: ” O Barquinho”, ” Diga que me Ama”,” Bolinha de Sabão”. Essa música, que é do compositor Orlandivo, foi grande sucesso na ocasião.
Depois Sônia Delfino apresentou-se, no Rio de Janeiro, no programa: “Alô, Brotos”, ao lado do cantor Sérgio Murilo. Em decorrência disso, gravou dois LPs: ” Alô Brotos” e ” Alô , Brotos-2″. Participou ainda do filme nacional: ” Tudo Legal”, em 1960 e ” Um Candango na Belacap”, em 1961.
Em 1970, Sônia Delfino casou-se com um diplomata, abandonando a carreira. Em 1983, porém, tentou voltar, cantando em casas noturnas. Em 1998, participou da gravação de dois CDs: “O Amor, O Sorriso e a Flor”, que foram gravados em homenagem aos 40 anos de carreira da bossa nova e do cantor Roberto Menescal.