Acari Amorim nasceu a 15 de julho de 1951, na cidade de Blumenau, estado de Santa Catarina. É jornalista. Trabalha em imprensa escrita e tem livros publicados.
Sua carreira:
Acari fez o curso de Letras, na Universidade de Blumenau, diplomando se em 1972. Mas prosseguiu estudando e em 1978 diplomou-se em Jornalismo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre.
Começou sua carreira profissional como jornalista, em março de 1971 , conseguindo um emprego como repórter do “ Jornal de Santa Catarina”, em Blumenau. Depois de três meses, passou a editor do “ Segundo Caderno”, fazendo reportagens para o Coojornal_ Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre.
Em 1976, ele assumiu a editoria de Economia do “Zero Hora”, da RBS- Rede Brasil-Sul, de Porto Alegre.
Em 1979, Acari mudou-se para o Rio de Janeiro. Logo conseguiu emprego no jornal” O Globo”, e começou a atuar como repórter de Economia. Depois cresceu e ficou sendo chefe de reportagem e diretor executivo de Economia . Entre 1980 e 1981, passou para a revista “ Veja”, no Rio, como repórter especial. Mas voltou logo, em pouco tempo, ao jornal “ O Globo”, como chefe de reportagem e editor de Economia.
Em maio de 1986, foi para o sul, e foi um dos primeiros fundadores do jornal: “Diário Catarinense”, da RBS de Florianópolis, de Santa Catarina.
Em 1989, criou a editora e revista: “ Expressão”. Em 1994, criou a “ Editora Empreendedor”, tendo escritórios em São Paulo , capital e Santa Catarina, capital. Essa editora edita seis publicações nacionais, que são: “Empreendedor”, “Empreendedor Rural”, “Revista do Varejo”, “Franquias,” “Automação” e” Cartaz”.
Livros:
Acari Amorim escreveu vários livros sobre economia e negócios. Alguns deles: “ Bolsa de Valores”, “ Energia no Brasil” e também fez perfis de empresas.
Ele é dono de uma vinícola em São Joaquim, na serra de Santa Catarina.