MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


AÍLTON GRAÇA


O ator Ailton Graça nasceu na capital paulista, em 9 de setembro de 1964. Ele é negro e de família humilde, tendo tido a profissão de camelô, durante uma fase da vida. Tinha muita dificuldade em saber o que queria seguir na vida. Ora dizia que queria ser desenhista, ora mágico, ora médico,ora agrônomo, embora depois confessasse à mãe, que nem sabia o que era ser agrônomo. Foi então que a mãe , dona Nair,lhe disse: “Escolha então uma profissão que seja todas ao mesmo tempo”. E ele começou a pensar em ser ator.

Ele conheceu então num grupo que improvisava teatros no Hospital do Servidor do Estado de São Paulo, para distrair os enfermos. O grupo fazia parte do projeto : ” Lazer para Pacientes”. A coordenação era de Cida Almeida e Marco Antônio Faria. Ailton Graça gostou e viu que tinha jeito. Quando completou 9 anos e meio dessa atividade beneficente, resolveu então se profissionalizar.

Ailton fez cursos no Circo Escola Picadeiro, de José Wilson. Atuou como trapezista, e palhaço por três anos, na trupe: ” Dromedários Dramáticos”. Depois ingressou no CPT-Centro de Pesquisa Teatral, sob direção de Antunes Filho. Ensaiou duas peças do repertório do grupo: ” Macunaíma” e ” A Hora e a Vez de Augusto Matraga”.Mas não fez nenhuma delas, pois ao mesmo tempo, Antunes o escalou para fazer: ” Chica da Silva” e essa peça excursionou pela Coréia e pelo Japão.

No teatro ainda, Ailton fez os espetáculos: ” Capital Federal”, ” Capitães de Areia” , ” O Amante”. Fez ainda parte do grupo” Folias D’Arte”, nas peças: ” Otelo” e ” Babilônia”. Ele foi ainda diretor na montagem de: “Nada Mais Foi Dito Nem Foi Perguntado”.

Como seu trabalho era incerto,ao mesmo tempo o ator foi feirante, fiscal de van, camelô. Fez coreografias para ” mestre-sala” e ” porta-bandeira” de escolas de samba e chegou a desfilar pela” Gaviões da Fiel”, ligada ao Corinthians. Mas aí veio o cinema e muitos filmes ao mesmo tempo. Em 2003, participou de: “Carandiru”.Em 2004: Nina”. Em 2005: ” Meu Tio Matou Um Cara” e ” Tapete Vermelho”. Em 2006, fez 6 filmes: ” Veias e Vinhos”, ” Muita Alegria e 40 Graus de Calor”, ” Trair e Coçar É Só Começar”,” Contra Todos” , ” Muito Gelo e Dois Dedos D’Água e ” Segurança Nacional”.Em 2006: ” Querô”. Em 2008:” Os Desafinados” e ” A Guerra dos Rocha”. Em 2009: ” Condomínio Jaqueline” e ” Tempos de Paz”. Em 2011, “Família Vende Tudo”. E em 2012, “Até Que a Sorte nos Separe”.

Em televisão, o ator começou em 2003 também (mesmo ano em que iniciou em cinema). Fez o seriado: ” A Diarista”, da Globo. Voltou ao mesmo programa no ano seguinte. Em 2005, fez: “Carandiru, Outras Histórias” e ” América”. Em 2006: ” Cobras e Lagartos”. Em 2007: ” Sete Pecados”. Em 2008: “Três Irmãs” e o seriado: ” Casos e Acasos”. Em 2009, “Cama de Gato”. Em 2010, o seriado “Na Forma da Lei” e um episódio da série “As Cariocas”. Entre 2010 e 2011, esteve no elenco de “Malhação”. Em 2012, fez “Avenida Brasil”. Em 2013, “Flor do Caribe”. E em 2014, o seriado “O Caçador”.

Também foi comentarista dos desfiles das Escolas de Samba de São Paulo entre 2012 e 2014.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação