MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ALMIRANTE


Henrique Foréis Domingues trabalhou e foi muito importante nos meios de comunicação do Brasil. Usava o nome de Almirante. Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de fevereiro de 1908. Era bastante eclético.Foi cantor, apresentador, compositor. E foi tão considerado, que era cognominado: “A mais alta patente do rádio no Brasil”.

Começou sua carreira musical em 1928, no grupo:”Flor do Tempo”, que era formado por estudantes do Colégio Batista. do bairro da Tijuca, no Rio.Além de Almirante, que era cantor e pandeirista,formavam o grupo: Braguinha, Alvinho e Henrique Brito. Em 1929, eles foram convidados para gravar um disco pela gravadora Parlaphon, que era subsidiária da Odeon. Foi quando resolveram contratar um violonista do bairro vizinho,que era a Vila Isabel. O nome desse violonista era Noel Rosa.O grupo foi rebatizado de” Bando dos Cangarás”. nome inspirado numa lenda paranaense, que conta a história de um grupo de pássaros, os cangarás, que gostam de cantar em grupo. O bando existiu até 1933, mas Almirante resolveu continuar sozinho.Era cantor e cantava músicas de carnaval com muita graça.gravou músicas que fazem sucesso até hoje e são clássicos da música brasileira, como :”O Orvalho vem Caindo”; “Yes , Nós temos Bananas”. “Touradas de Madri”, entre outras. Almirante foi autor de: “Na Pavuna”, uma das principais músicas carnavalescas até os dias de hoje.

Almirante era homem culto. Possuía uma enorme biblioteca e a maior discoteca da época.

Em 1951, Almirante escreveu a primeira biografia sobre Noel Rosa, pois ele era produtor de programas da Rádio Tupi do Rio de Janeiro,em que a cada semana falava sobre um artista diferente. E assim, ele que conhecia bem Noel, escreveu sobre ele.De 1952 a 1953, publicou na “Revistada Semana”, a “Vida de Noel Rosa”, em capítulos Em 1963, a editora Francisco Alves, lançou o livro com o mesmo título.

Os maiores sucessos de Almirante, além dos títulos citados acima, são: “Eu Vou Pra Vila”; “Já Não Posso Mais”;”O Orvalho Vem Caindo”; “Deixa a Lua Sossegada”;”Pensei Que Pudesse te Amar”;”Vida Marvada”; “Apanhei Um Resfriado”; “Não Sei Dizer Adeus”;”Marchinha do Poeta”;”Vivo Cantando”;”Hino Do Carnaval Brasileiro”;”Minha Fantasia”;”Tarzan”;”Minha Fantasia”;”Qual Será O Score, Meu Bem?”.”Amor Em Excesso”;”Menina Oxigenê”, e muitas outras.

Almirante escreveu músicas e cantou ininterruptamente,de 1928 a 1951. E ele veio a falecer, sempre na sua cidade do Rio de Janeiro, em 22 de dezembro de 1980. Foi sempre considerado pelos antigos, como o maior nome do rádio brasileiro.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação