Altemar Dutra nasceu no dia 6 de outubro de 1940, em Aimorés, interior de Minas Gerais. Ainda pequeno, mudou-se com sua família para o Espírito Santo, na cidade de Colatina. A mãe lhe deu de presente um violão, o que mudou a vida dele, pois ele aprendeu a tocar sozinho e apresentou-se logo depois num programa da Rádio Difusora de Colatina. Entusiasmado, logo pensou em mudar-se para o Rio de Janeiro, oque o fez, quando estava com 17 anos. Ganhou tanto prestígio, que logo foi considerado um dos maiores fenômenos da música romântica brasileira.Ele levou uma carta de recomendação para o compositor Jair Amorim, que o apresentou a vários amigos do meio artístico. Entre os anos de 60 e 65, Altemar cantou na boate”O Cangaceiro”, onde fez muitas amizades,principalmente com o Trio Iraquitã.
Sua primeira gravação foi: “Tudo de Mim”, da dupla Jair Amorim e Evaldo Gouveia. O disco foi tão bem, que Altemar ficou sendo o cantor predileto dos dois. Gravou depois:”Que Queres tu de Mim?”; “O Trovador”;”Somos Iguais”. Todas fizeram sucesso. Em 64, gravou:’Serenata da Chuva”. Em 65,lançou:”Sentimental Demais”. Em 66, gravou:”Brigas”.
Seu sucesso chegou à América Latina,atingindo vários países. Chegou a vender 500 mil cópias de suas versões em espanhol. Gravou com Lucho Gatica o disco:”El Bolero se Canta Así”.A partir de 69, começou a investir também no mercado norte americano, tornando-se um dos maiores cantores latinos naquele país. No mesmo ano lançou o LP”O Trovador das Américas”, com diversas músicas em espanhol. Gravou;”Espera”; “Ébrio de Amor”; “Que Será?” “Bloco da Solidão” Em 77,gravou:”Sempre Romântico”;”Um Jeito Estúpido de Te Amar”;”Eu Nunca Mais Vou Te Esquecer”.
Altemar Dutra estava com apenas 43 anos e se apresentava em Nova York,na boate”La Tanquera”, para a comunidade hispânica, quando sofreu um derrame e veio a falecer.
Em 1988, a BMG lançou uma caixa de LPs, intitulada:”O Trovador”, com seus maiores sucessos.