MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


AYRTON SALVANINI


Ayrton Salvanini nasceu na cidade de Araçatuba, interior de São Paulo, em 30 de agosto de 1947. Filho da cantora e atriz Olga Lourenço e do cantor e violonista Luwino Salvanini, irmão de Hareton, que em adulto virou maestro, e após mudarem para a cidade de Campinas, os pais montaram na casa uma Escola de Música. Era um casarão, onde se ensinava piano, acordeão, violão.

Ayrton logo começou a se apresentar em auditórios, em dupla com sua irmã Tânia, também cantora. Em 1953, Ayrton se apresentou numa peça: “Ontem, Hoje e Sempre”, no teatro do “Colégio Culto à Ciência”. Desde então o garoto estava decidido quanto a sua profissão futura.

Em 1964, Ayrton dirige, produz e interpreta o musical: “Acusação”, sendo que as músicas eram de seu irmão Hareton.

Em 1965, produz, escreve e dirige: “Aquelas Pessoas Estranhas”. E a seguir, o monólogo: “ O Vermelho”.

Mas Ayrton era também funcionário público concursado do Banco do Brasil e por isso teve que se mudar para a capital paulista. Aproveita para fazer vestibular e entra na Faculdade de Direito da FMU. Continua, porém, escrevendo, dirigindo, interpretando, e acaba por sair da faculdade, dois anos depois.

Em 1970, ele é ator e responsável pelo lançamento publicitário da peça: “Jesus Cristo Superstar” Por isso, em 71, o ator perdeu o emprego do Banco do Brasil.

Em 1972, entra na TV Record, e participa como cantor do programa: “Mixturação”.

Em 1973, ele é o letrista da música do irmão: “Hareton SP 73”, que foi considerado o Melhor Disco do Ano, quando de seu lançamento no Japão.

Nesse ano, ele participa da peça: “Godspell “, como Judas.

Em 72, Ayrton casa-se com a advogada Maria Isabel Vaz dos Santos e um ano depois eles têm a filha Íris, que em adulta torna-se bailarina e cantora. E em 1976, nasce seu filho Iuri, que se torna pianista.

O ator continua suas atividades, tomando conta da cultura, na cidade de Campinas, fazendo letras para as músicas de seu irmão, e atuando como ator. Entre outras peças, interpreta: “O Sermão da Sexagésima”, do Padre Vieira, quando ganhou o prêmio: “O Melhor Ator do Ano”, pelo Jornal “Correio Popular, de Campinas”. Faz ainda: “Hitler”, “Príncipe e o Sábio”, “O Caixeiro da Taverna”, “O Gato de Botas”, como diretor, “A Farsa do Advogado Pathelin”, como diretor, “Vinícius de Morais”, onde é protagonista , “A.I.5”, “22”, e outros trabalhos.

Em 1994, Ayrton publica o livro: “Poesia Mambembe”,

Em 1997 e 1998, passa a trabalhar junto ao governo do Paraná, no projeto: “Faxina do Céu”, onde também participam atores como Paulo Autran e Fernanda Montenegro.

Em 2001, Ayrton Salvanini assume o cargo de diretor de programação da AIA – Associação Internacional de Artistas.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação