Seu nome é Benil dos Santos. Ele nasceu na cidade praiana de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, em 20 de novembro de 1931. E faleceu em Maricá, cidade também do Rio, em 24 de setembro de 2012. Foi compositor, radialista, produtor, e empresário artístico.
Sua vida:
Ele morou em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, seu estado natal e também no Espírito Santo.
Estava com apenas 15 anos, quando recebeu o seu primeiro prêmio como locutor de rádio.Foi na Rádio ZYL-9- Difusora de Carangola, de Minas Gerais.
Em 1957, foi para a Rádio Mauá, do Rio de Janeiro e já ocupou o cargo de chefe do Departamento de Difusão da emissora. Foi levado pelo cronista de rádio e TV: Renato de Castro .Depois passou a apresentador do programa: “Acerte Seuelógio”,substituindo Heber Lobato.
Depois passou para a Rádio Mayrink Veiga, e criou o programa: “ Manhã de Grande Gala”. Em 1958, ele assumiu o cargo de diretor artístico da gravadora RGE, onde ficou por 7 anos. E se tornou um dos grandes produtores musicais do Brasil.
Como compositor:
Foi nessa época que começou a compor. Foi Heber Lobato, seu antigo colega e amigo quem o incentivou, além do cronista carioca Marijó.
Benil fez muitas músicas de sucesso e foi cantado pelos maiores cantores do Brasil.Ele teve mais de 100 músicas gravadas. Entre elas: “ Protesto”, “ O Bilhetinho”, “ Capoeira”, “ Meu Pranto Rolou”, “ Um Samba Para Ela”, “ Rio, Eterna Capital”, “ Que Deus Te Perdoe”, “ Minha Cruz”,” Amor Proibido” e dezenas e dezenas de outras.
Cantaram suas músicas:
Os cantores: Risadinha,Anísio Silva,Gilberto Milfont, Miltinho, Roberto Luna, Orlando Dias, Moacyr Franco, Eliseth Cardoso,Erasmo Carlos. Ângela Maria, Nelson Gonçalves, Maria Bethânia, e até Toquinho e Vinícius
Gravou pelas gravadoras:
“ Polydor”,Continental”,” Odeon”, “RGE”, Victor”, Som Livre”,”Philips”.
Sua morte:
Benil Santos faleceu em Maricá, no estado do Rio de Janeiro, em 24 de setembro de 2012. Estava com 81 anos de idade.