Dary Hugo dos Reis nasceu em 12 de fevereiro de 1926, em Formigueiro (antigo Distrito de São Sepé), no Rio Grande do Sul.
Começou a carreira nos palcos com o espetáculo “Rebeca” em 1945, e nos anos seguintes atuou em “Frenesi”; “A Governanta”; “Uma Rua Chamada Pecado”; “Medéia” e “O Casaco Encantado”.
Dary Reis estreou no Cinema em 1948, participando do filme “Mãe“, e a seguir vieram “O Falso Detetive”; “Maria da Praia”; “Três Recrutas”; “Rua Sem Sol”; “E Eles Não Voltaram”; “O Homem Que Roubou a Copa do Mundo”; “O 5º Poder”; “22.2000 Cidade Aberta”; “Papai Trapalhão”; “A Um Pulo da Morte”; “Vale do Canaã”; “Tormento”; “Leão do Norte”; “Nem os Bruxos Escapam”; “Eu Matei Lúcio Flávio”; “Os Paspalhões em Pinóquio 2000”; “Os Trapalhões na Serra Pelada”; “O Trapalhão na Arca de Noé”; “A Longa Noite do Prazer”; “Eu, Você, Ele e os Outros” e “Os Trapalhões o Mágico de Oróz”, este último em 1984.
Em Televisão, ele começou em 1956, no “Grande Teatro Três Leões” na TV Tupi, atuando depois no “Grande Teatro Nestlé” e no “Teatro Câmera Um“, chegando em 1957 no elenco do seriado “O Falcão Negro” e no especial “A Canção de Bernardete”. Na TV Tupi do Rio de Janeiro ele ainda foi o personagem Capitão Estrela no seriado “As Aventuras do Capitão Estrela“, em 1960/61, e participou do “TV de Comédia” e do programa “Manda-Brasa” em 1964.
Foi em 1964 que ele estreou em novelas, atuando em “O Acusador”, na TV Tupi, mas em 1965 foi para a recém- inaugurada TV Globo, onde participou de muitas novelas, seriados e programas humorísticos, estreando em “22-2000 Cidade Aberta”, e depois atuando em “Anastácia, a Mulher Sem Destino”; “A Última Valsa”; “A Ponte dos Suspiros”; “Véu de Noiva”; “Irmãos Coragem”; “O Homem Que Deve Morrer”; “Bicho do Mato”; “Cavalo de Aço”; “Fogo Sobre Terra”; “Cuca Legal”; “Pecado Capital”; “Escrava Isaura”; “Duas Vidas”; “Sem Lenço, Sem Documento”; “Sinal de Alerta”; “Memórias de Amor”; “Água Viva”; “Jogo da Vida”; “Chico Anysio Show”; “Mulheres de Areia”; “Irmãos Coragem (remake)”; “A Próxima Vítima”; “Hilda Furacão”; “Torre de Babel”; “Força de Um Desejo” e em 2005, seu último trabalho na novela “Bang Bang”.
Dary Reis se aposentou pela Rede Globo, após 40 anos de trabalhos na emissora e foi casado com a atriz Leda Lúcia, com quem teve dois filhos.
Ele faleceu em 26 de dezembro de 2010, aos 84 anos de idade, no Rio de Janeiro, vítima de um AVC.