Seu nome completo é Gabriela Amaral dos Santos. Ela nasceu em Belém do Pará, capital do estado, em 1º de agosto de 1978. É cantora e compositora. Apresenta-se em televisão, principalmente e tem vários discos gravados.
Sua carreira:
Nascida no bairro de Jurunas,periferia de Belém, começou a cantar na Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, participando do coral. Sua voz grave chamava a atenção de todos.Foi convidada para cantar em bares da capital, com a “ Banda Chibantes”, onde cantava com o violonista Cléber Viana.Depois passou para a “ Banda Tecno Show”,
Aí foi ficando famosa e chamando a atenção, por seu figurino bem colorido. Suas roupas, seus brincos grandes, seus sapatos muito altos, seus enfeites”bregas”,cílios enormes, tudo nela era chamativo. E aí surgiu o “tecnobrega”. Virou febre no norte do Brasil.
Lançou a música: “ Hoje eu Tõ Solteira”, uma versão da música da cantora americana Beyoncé: “ Single Ladies”.
E ela ficou sendo chamada: “ A Beyoncè do Pará”.
Seu 2º hit nacional; “ Xirley”, possuía mais de 1 milhão de acessos no You Tube.
Em maio de 2012, lançou seu 1º disco: “ Time”. O 2º: Ex Mai Love”, foi para a novela da TV Globo: “ Cheias de Charme”. E Gaby conquistou o Brasil. Começou a entrar em vários programas da Globo, que realmente “a comprou”
Ela já foi indicada para vários prêmios de música, como o “ Grammy Latino”, o “MTV Vídeo Music Brasil”, onde venceu na categoria de “ “Artista Feminina e “Artista do Ano” de 2012. Ganhou o “ Troféu Cantora”, da Associação Paulista de Críticos de Arte.
Foi eleita pela revista “ Época”, como uma das 100 personalidades mais influentes do Brasil..
Gaby Amarantos tem um filho pequeno.
Em 2013, participou do quadro “Medida Certa” do Fantástico” e foi uma das juradas do programa “The Voice Brasil”, ambos da TV Globo.