Giuseppe Oristânio nasceu na capital paulista, em 15 deoutubro de 1958. O inicio de sua carreira artística foi na TV Tupi,em 1979,exatamente quando a emissora estava chegando ao fim de seus dias. Ele entrou nanovela:”Como Salvar Meu Casamento”, mas a mesma não chegou ao final.Seus últimos capítulos foram cortados, pois a emissora faliu. E ela foientão remontada na TV Bandeirantes, já imediatamente, em 1980, mas ganhou onome de : Um Homem Muito Especial”.Giuseppe Oristânio continuou na TVBand,e fez ali mais três novelas:”Os Adolescentes”, em 1981; “Ninhoda Serpente”,e “Sabor de Mel”. Em 1985, fez no SBT:”Jogo doAmor”.Depois em 88, fez na Rede Globo:”Vida Nova”.
Depois foi a época da TV Manchete e ali Oristânio fezvárias novelas. Em 1989, participou de:”Kananga do Japão”. Depoisfez:”Mãe de Santo”,”O Canto das Sereias”;”A Históriade Ana Ráio e Zé Trovão”.Em seguida fez na TV Globo:”FeraFerida”e “Irmãos Coragem”. Passou então para o SBT, ondefez:”Dona Anja”, “Colégio Brasil”. Intercalou com ofilme:”Barbiere di Rio”, em 1996. Fez depois a minissérie:”ODesafio de Elias”;”Serras Azuis”; “A História de Ester”,”Tiro e Queda”.
Depois Giuseppe Oristânio voltou à Globo eparticipou de alguns episódios de:”Você Decide”. Fez ainda váriassequências de ” Malhação”. Fez depois:”Um Crime Nobre”.A seguir, a novela:”Da Cor do Pecado”.Fez o seriado:”ADiarista”. Fez a novela;”A Lua me Disse”. Voltou ao SBT efez: :”Cristal”.
Em 2007, Giuseppe Oristânio assinou com a TV Record e fez: “Luz do Sol” (2007), “Chamas daVida” (2008), “Bela, a Feia” (2009), minissérie “A História de Ester” (2010), a novela “Ribeirão do Tempo” (2010). Depois, fez ainda as novelas “Máscaras” (2012) e “Dona Xepa” (2013).
Giuseppe Oristânio é casado e é pai de quatro crianças. Recentemente cursou faculdade deJornalismo. Ele escreve para vários sites.