MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GUGA DE OLIVEIRA


Carlos Augusto Oliveira é o nome civil de Guga de Oliveira. Ele nasceu na cidade de Osasco, município paulista, em 6 de abril de 1941.

Guga era irmão do conhecido homem de televisão, Boni, apelido de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho. Sua mãe, que criou os dois filhos após a morte do marido, quando eles ainda eram crianças, era psicóloga e escritora.

Ele gostava de esportes e em 1957, chegou a ser campeão nacional, como integrante da Seleção Paulista de Basquete. Mas, com apoio do irmão, logo começou a trabalhar na gravadora RGE. Também tocava maracas, no conjunto musical do maestro italiano Simonetti.

Em 1962, Guga começou a escrever e teve uma crônica publicada no jornal ”O Estado de São Paulo”. Foi aprovado e começou a ser colaborador desse importante jornal. Depois foi também para a revista “Cláudia”, em seu lançamento. Ainda na mesma época , Guga passou a trabalhar em uma agência de publicidade.

Profissionalmente, Guga montou uma produtora independente de filmes, em sociedade com colegas e que se chamou “Blimp”. A “Blimp” foi a idealizadora dos programas “ Fantástico” e “ Globo Repórter”, da Rede Globo Realizaram também filmes e documentários. Entre os filmes, citemos “Sargento Getúlio”, com Lima Duarte, que veio a ser várias vezes premiado.

Em 1978, Guga de Oliveira entrou para a Televisão Tupi, e reformulou o setor jornalístico da emissora. Mas a Tupi faliu em 1980 e Guga foi convidado para a Rede Bandeirantes de Televisão, com a finalidade exatamente de formar a Rede Bandeirantes, a partir da junção de três emissoras de João Saad. Na mesma ocasião, seu irmão Boni, reformulava a Rede Globo. Os dois irmãos, por um tempo, passaram a ser concorrentes.

Em 1981, Guga passou a participar da instalação da produtora Globotec, que ficou responsável pela criação de aberturas, especiais e documentários da Rede Globo.

Ele foi cineasta, crítico de cinema, produtor de televisão e realizou no SBT, em 1986, a novela “Cortina de Vidro”, escrita por Walcir Carrasco.

Guga de Oliveira faleceu  em São Paulo, aos 77 anos, em 14 de outubro de 2018, no Hospital Albert Einstein, e foi sepultado no Cemitério Morumby.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação