Carlos Augusto Oliveira é o nome civil de Guga de Oliveira. Ele nasceu na cidade de Osasco, município paulista, em 6 de abril de 1941.
Guga era irmão do conhecido homem de televisão, Boni, apelido de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho. Sua mãe, que criou os dois filhos após a morte do marido, quando eles ainda eram crianças, era psicóloga e escritora.
Ele gostava de esportes e em 1957, chegou a ser campeão nacional, como integrante da Seleção Paulista de Basquete. Mas, com apoio do irmão, logo começou a trabalhar na gravadora RGE. Também tocava maracas, no conjunto musical do maestro italiano Simonetti.
Em 1962, Guga começou a escrever e teve uma crônica publicada no jornal ”O Estado de São Paulo”. Foi aprovado e começou a ser colaborador desse importante jornal. Depois foi também para a revista “Cláudia”, em seu lançamento. Ainda na mesma época , Guga passou a trabalhar em uma agência de publicidade.
Profissionalmente, Guga montou uma produtora independente de filmes, em sociedade com colegas e que se chamou “Blimp”. A “Blimp” foi a idealizadora dos programas “ Fantástico” e “ Globo Repórter”, da Rede Globo Realizaram também filmes e documentários. Entre os filmes, citemos “Sargento Getúlio”, com Lima Duarte, que veio a ser várias vezes premiado.
Em 1978, Guga de Oliveira entrou para a Televisão Tupi, e reformulou o setor jornalístico da emissora. Mas a Tupi faliu em 1980 e Guga foi convidado para a Rede Bandeirantes de Televisão, com a finalidade exatamente de formar a Rede Bandeirantes, a partir da junção de três emissoras de João Saad. Na mesma ocasião, seu irmão Boni, reformulava a Rede Globo. Os dois irmãos, por um tempo, passaram a ser concorrentes.
Em 1981, Guga passou a participar da instalação da produtora Globotec, que ficou responsável pela criação de aberturas, especiais e documentários da Rede Globo.
Ele foi cineasta, crítico de cinema, produtor de televisão e realizou no SBT, em 1986, a novela “Cortina de Vidro”, escrita por Walcir Carrasco.
Guga de Oliveira faleceu em São Paulo, aos 77 anos, em 14 de outubro de 2018, no Hospital Albert Einstein, e foi sepultado no Cemitério Morumby.