Guilherme Arantes nasceu em 28 de julho de 1953, na capital paulista. Ele é cantor e compositor brasileiro.
Filho do médico, doutor Gelson Arantes, Guilherme, aos quatro anos ganhou do pai um cavaquinho e começou a tocar. O doutor Gelson era amigo do grande autor e também médico Paulo Vanzolini, comentou o fato, admirou a precocidade do filho ,mas nem por isso deixou de querer que ele obtivesse um diploma universitário. E Guilherme, inteligente e estudioso, entrou na FAU- Universidade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Mas a música e suas nuances, falavam mais forte no peito do rapaz, que começou a compor, a gravar, a tocar a se enturmar com artistas de seu bairro, o famoso Bixiga paulistano.Aos 15 anos, já era músico profissional.Músico de baile aos 17. E tecladista de Jorge Mautner aos 19.
Guilherme entrou também para a banda: “ Moto Perpétuo”, grupo de rock progressivo dos anos 70, onde ele era vocalista e tecladista. Mas esse grupo durou apenas os anos 1974 e 1975. Acabou.
Mas Guilherme continuou a compor e uma de suas músicas entrou na novela: “Anjo Mau”,escrita por Cassiano Gabus Mendes, para a Rede Globo de Televisão. E Guilherme gostou do trabalho , assim como os profissionais da Globo gostaram dele. E ele engrenou 25 temas para telenovelas da emissora. Um sucesso completo. O que lhe valeu o apelido: “ Menininho da Globo”.
Além disso vários cantores gravaram suas músicas. Entre os quais, os famosos: Caetano Veloso,Elis Regina, Roberto Carlos, Sá e Guarabira, Fafá de Belém, Emílio Santiago, Maria Bethânia, Quarteto em CY, MPB4, e outros.
E Guilherme Arantes, que abandonou a FAU, no 4º ano, teve 30 músicas de sucesso, entre as quais: “ Amanhã”, “ Aconteceu Você”, “ Aprendendo a Jogar”, “Brincar de Viver”,” Deixa Chover”,” Cheia de Charme”, “ Lindo Balão Azul”,” Meu Mundo e Nada Mais”, “ Olhos Vermelhos”, “ Sementes do Amanhã”,” Um Dia,Um Adeus”, “ Xixi Nas Estrelas”,” Planeta Água” e muitas outras.
Além disso, Guilherme Arantes fez participações em 14 álbuns, onde inseriu voz, teclado e todo tipo de atuação. Fez também vários CDs e DVD ao vivo.
Bastante polêmico, em suas declarações e em suas opiniões, Guilherme Arantes também optou por trabalhar em projetos sociais e outras atividades. Criou o Instituto Planeta Água. A Pousada Estúdio Planeta Água. A Produtora Coaxo do Sapo, em Jacuipe- Bahia( para onde ele se mudou com a família). A Pousada é para receber músicos , e tem estrutura de estúdio, equipamentos, etc, onde em 2007, gravou o CD e DVD: “ Intimidade”.
Apenas não voltou para a FAU- o que era o grande desejo de sua mãe, dona Hebe, e não terminou arquitetura.
Guilherme Arantes é casado, tem quatro filhos e eles moram tranqüilos na Grande Salvador.