Guilhermina Guinle nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 26 de julho de 1974. O pai é o empresário do ramo imobiliário Luiz Eduardo Guinle e a mãe a decoradora Rosa May de Oliveira Sampaio. Guilhermina Guinle é herdeira de um dos sobrenomes mais tradicionais do Rio de Janeiro. O Hotel Copacabana Palace, o mais tradicional da cidade, foi construído por seu avô paterno Octávio Guinle. Há no Rio uma rua de nome Guilhermina Guinle, uma homenagem à avó de Guilhermina, de quem ela herdou o nome. A menina-atriz, passou a infância nos corredores e pátios do hotel de sua família. Mas seus pais se separaram quando a garota tinha apenas dois anos e a mãe se casou com o empresário argentino Martin Braun, mudando-se então para São Paulo, para onde Guilhermina também foi.Tem ela três irmãos : Raphael, Charly, que é cineasta e ator e Pedro. Os dois mais novos nasceram do segundo casamento de sua mãe. Antes de se decidir pela arte, Guilhermina morou em Boston, Estados Unidos e fez seis meses de Psicologia , na Boston University. Mas percebeu que não se daria bem numa sala fechada, atrás de uma mesa e foi cursar teatro, na Emerson College, outra faculdade americana. Depois de um ano e meio retornou ao Brasil.
Interessou-se por televisão e ganhou um papel na novela ” Antônio Alves, Taxista”, no SBT, que tinha como astro principal o cantor e ator Fábio Junior. Eles vieram a se apaixonar e numa cerimônia simbólica, casaram-se no Taiti. Ela estava com 19 anos e ele mais velho vinte anos. Era o ano de 1996. Em 1998, a atriz, então na Rede Manchete, atuou na novela: ” Brida”. Em 99, faz na Rede Record: ” Tiro e Queda”. Em 2001, no SBT: ” O Direito de Nascer”. Em 2003, na Rede Globo, atuou no seriado: ” Meu Cunhado”. Depois na Globo, em 2005: ” A Lua me Disse”. Em 2006, fez a minissérie: ” JK”. Em 2006, o seriado: ” Minha Nada Mole Vida”. Em 2007: ” Paraíso Tropical”. Em 2008, mais um seriado: ” Casos e Acasos”. Em 2009: “Caras e Bocas”. Em 2010, “Ti ti ti”. Em 2011, a macrossérie “O Astro”. E em 2012, esteve num dos episódios da série “As Brasileiras” e fez a novela “Guerra dos Sexos”.
Em cinema, Guilhermina Guinle fez: ” Inesquecível” e ” Ego e Estrelas”, em 2007 e em 2008, fez: ” Sexo com Amor”.
Mulher de rara beleza, o casamento com o cantor Fábio Junior logo terminou. Ela então se casou com outro ator José Wilker, de quem também se separou.
por Vida Alves