Guiomar de Grammont nasceu na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. Seu nome completo é Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo e Souza.. Ela nasceu em 3 de outubro de 1963. É escritora, editora, curadora, dramaturga, historiadora e filósofa.
Ela é diretora do Instituto de Filosofia , Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais.
Guiomar morou muito tempo em Brasília e em Goiás, terra natal de seu pai, que era de uma família liberal e avançada para o tempo e contrastava muito com a família materna. O pai foi estudante de engenharia e vítima da ditadura de 64. Guiomar, em 81, foi aprovada no vestibular de História, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Ouro Preto.
Guiomar, na década seguinte, deu aulas em uma faculdade privada, de Governador Valadares. Em 1993, voltou a Ouro Preto. Em 1998, obteve o mestrado de filosofia. Entre 99 e 2000, esteve em Paris e estagiou na École de Hautes Études em Sciences Sociales. .
Já havia trabalhado em Paris, na Embaixada do Brasil. E em 2002, concluiu o doutorado em Literatura Brasileira. Voltou o Brasil e de 2004 a 2007, foi coordenadora do “ Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana”. Em 2007, foi curadora do “Café Literário da Bienal do Rio de Janeiro”- De 2008 a 2009, realizou o encontro de escritores lusófonos, em Ouro Preto. Em 2009, foi curadora da parte brasileira do” Salão do Livro Latino-Americano de Paris” Em 2012, comandou o Departamento de Literatura da Editora Record.
Como escritora:
Guiomar de Grammont escreveu 23 livros., entre os quais: “ Fuga em Espelhos”, “ Caderno de Pele e de Pelo”,” Sudário”, “ Corpo e Sangue”, etc.
Como dramaturga:
Escreveu seis peças teatrais, que são: “ Medeias”, “ Olýmpia”, “ Ele e Outros”, “ Lírios”, “ Tabu”, “ Assim Seja”.
Romances:
Escreveu: “ A Casa dos Espelhos”
Historiografia:
Escreveu: “ O Aleijadinho e o Aeroplano”.
Prêmios:
Em 1993, recebeu o Prêmio “ Casa das Américas”, em Cuba. Com outros livros, foi finalista de vários prêmios.