O nome civil de Guto Franco é Paulo Augusto Franco. Ele nasceu na cidade de São João Del Rei, Minas Gerais, em 20 de novembro de 1959. É ator, diretor, roteirista, escritor e compositor. Atua em televisão e desenvolve também projetos de cinema e é músico, compositor e arranjador.
Guto Franco é filho do conhecido artista de televisão Moacyr Franco. Guto perdeu sua mãe, que faleceu quando ele estava com apenas 6 anos de idade. Começou a atuar em televisão logo em seguida, acompanhando seu pai; E foi aos poucos se entrosando, gostando e ampliando suas atividades. Começou em 1964. Atuou em várias emissoras.
Em 1967, fez na TV Tupi de São Paulo, a novela: “ Sozinho no Mundo”, no papel do garoto , filho da atriz Vida Alves. Na época todos já se admiraram da profundidade da interpretação do menino. Atuou ainda nas TVs:TV Excelsior, SBT, Globo,TV Rio, TV Bandeirantes, e TV Tupi.
Trabalhou com os mais importantes diretores e autores televisivos, como: Carlos Manga, Arapuá, Mário Lúcio Vaz, Augusto César Vanucci, Roberto Talma, Walter Avancini, Wilton Franco, Regis Cardoso,Boni e outros.
Foi ator de várias novelas, foi humorista, tendo participado do programa: “ A Praça É Nossa”, de Carlos Alberto de Nóbrega”. Mas logo passou a diretor. No SBT, dirigiu os humorísticos: “ Meu Cunhado”, onde participava Moacyr Franco, seu pai e “Ó Coitado”, estrelado por Gorete Milagres.
Como roteirista,foi um dos roteiristas dos filmes: “ Didi, O Caçador de Tesouros”. E de: “ O Guerreiro Didi e a Ninja Lili”.
Como compositor- arranjador,dirigiu gravadoras na Europa, tendo sido diretor musical de várias novelas européias e brasileiras, compondo e fazendo arranjos e trilhas musicais para novelas.
Como escritor:já publicou dois livros, sendo um deles: “ O Barbeiro de Valladolid”.
Atualmente dirige os especiais de Renato Aragão na Rede Globo.