MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


HAROLDO BARBOSA


Haroldo Barbosa nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Laranjeiras, em 21 de março de 1915.

Aos sete anos mudou-se para o bairro de Vila Isabel e estudava no Colégio São Bento, sendo que a noite ia se divertir com os amigos nos bares, onde tocava cavaquinho. Aos 18 anos foi contratado pela Rádio Philips, substituindo o irmão Evaldo Ruy Barbosa, como contra-regra, no “Programa Casé”. Nesse programa participavam grandes artistas, entre os quais Noel Rosa.

Em 1934, Haroldo trabalhava no “Programa Casé” e atuava também como repórter no jornal “A Noite”. Quando o programa foi transferido para a Rádio Sociedade, Haroldo foi junto. Ali organizou a discoteca da emissora e começou a atuar como locutor. Mais tarde, fez as mesmas funções, na Rádio Transmissora, Rádio Cruzeiro do Sul, Rádio Clube do Brasil e finalmente Rádio Nacional, a líder em audiência em todo o país.

Na Rádio Nacional, Haroldo escreveu “O Grande Teatro“, de César Ladeira, que foi um dos programas de maior sucesso. Organizou uma orquestra sinfônica com 68 integrantes, que já atuavam na emissora e criou para Francisco Alves o programa “Canção Romântica”, e foi aí então que ele passou a ser chamado de “O Rei da Voz“. Também foi ele quem criou o famoso programa “Um Milhão de Melodias”.

Haroldo Barbosa era pai da novelista Maria Carmem Barbosa e faleceu em 6 de setembro de 1979, no Rio de Janeiro, de câncer no esôfago.

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação