Helena Chagas nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1961. Ela é jornalista.
Ela se formou pela Universidade de Brasília. Passou por muitos veículos da mídia, tendo feito cobertura de eventos importantes, como a Inauguração da Nova República, a Assembléia Nacional Constituinte. Iniciou sua carreira profissional no jornal: ” O Globo”, em 1982. Passou para o Senado da República, como servidora concursada, atuou como repórter e produtora dos programas da casa legislativa. Voltou à Rede Globo, em 1995, como coordenadora da área de política. Era também chefe da redação e diretora da sucursal de Brasília.
Dali para a frente, a jornalista Helena Chagas passou a escrever para o jornal ” O Globo”, para o jornal “Diário de São Paulo”, e escreve para um blog de análise política no portal globo.com.
Em 2006, assumiu a diretoria de jornalismo da sucursal de Brasília do SBT. E é ainda coordenadora da TV Brasil, da Agência Brasil do Sistema de Rádios da Empresa de Comunicação, onde enfatiza matérias ligadas à cidadania.
Em abril de 2010, tornou-se coordenadora de imprensa da campanha de Dilma Roussef à presidência. Em 9 de dezembro, foi escolhida para ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, cargo antes ocupado pelo jornalista Franklin Martins.