MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


HUMBERTO TEIXEIRA


O nome completo de Humberto Teixeira era Humberto Cavalcante Teixeira. Ele nasceu em Iguatu, Ceará, em 5 de janeiro de 1915. E faleceu em 3 de outubro, de 1979. Filho de João Euclides Teixeira e de dona Lucíola Cavalcante Teixeira. Desde cedo apresentava aptidão para a música. Estava com seis anos quando aprendeu a tocar uma espécie de gaita de fole, de nome musete. Aprendeu também flauta e bandolim. Seu tio Lafaiete o ensinava. Este era maestro e tocava vários instrumentos.

Humberto era advogado, compositor de músicas e foi deputado federal do Brasil.

Aos 13 anos, editou sua composição “ Miss Hemengarda”. Depois disso, passou a tocar no Cine Magestic de Fortaleza, na orquestra que acompanhava os filmes mudos. Aos 15 anos mudou-se para o Rio de Janeiro e aos 18, ganhou prêmio da revista “ O Malho”, pela música carnavalesca: “ Meu Pecadinho”.

Em 1943, formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito, da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ- Já havia, por essa época, feito sambas, marchas, xotes, toadas, sambas-canção.

Em 1944, gravou sua 1ª música: “ Sinfonia do Café”, em parceria com Lírio Panicalli. Logo compôs: Kalu”, para Dalva de Oliveira, e “ Adeus, Maria Fulô”, para Carmélia Alves. Esta em parceria com Sivuca.

Em 1945, conheceu Luiz Gonzaga. Resolver valorizar a música nordestina, com o xote e o baião como prioridades. Compuseram então: “ No Meu Pé de Serra”, primeiro sucesso.

Em 1954, Humberto Teixeira candidatou-se a deputado federal e se elegeu. Teve 12 mil votos e teve destaque na Câmara. Aprovou a Lei Humberto Teixeira, de proteção aos direitos eleitorais. Ao lado de Luiz Gonzaga, ele fez campanhas ao prefeito Meton Vieira. E conseguiu que o governo colaborasse para excursões ao exterior de artistas brasileiros. E levou a vários países, muitos deles, inclusive: Valdir Azevedo, o Conjunto Radamés Gnatalli, o maestro Quincas e seus Copacabanas, Orlando Silveira, Carmélia Alves, Jimmy Lester, Sivuca e muitos outros.

O principal intérprete de suas músicas foi Luiz Gonzaga. Mas vários outros também as gravaram. Entre eles: Dalva de Oliveira, Geraldo Vandré, Gilberto Gil, Fagner, Gal Costa, Caetano Veloso, Elba Ramalho e outros.

Humberto Teixeira foi eleito por três vezes o “ Melhor Compositor do Brasil”.

Ele representou o Brasil na Noruega, na França, na Itália, no XVll Congresso Internacional de Autores e Compositores.

Morte: Humberto Teixeira morreu de enfarte fulminante, aos 63 anos, no dia 3 de outubro de 1979, em São Conrado, Rio de Janeiro.

Em sua homenagem foi dado seu nome à Rodovia CE-021( Iguatu-Fortaleza).

Foi lançado também um documentário: “ O Homem que Engarrafava Nuvens”, dirigido por Lírio Ferreira e produzido por Denise Dumont. O filme estreou no “Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro”.

 

 

 

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação