Jarbas Homem de Mello nasceu no dia 4 de agosto de 1970, no Rio Grande do Sul. Seu interesse pelas artes veio desde cedo.
Sempre achou que o verdadeiro interprete, é o que sabe: falar, cantar, dançar. Com isso começou desde cedo em companhias amadoras, onde tinha que fazer de tudo. Participou da pesquisa de teatro da revista “ Traste Show’, sob a direção de Kinho Nazário e Elário Kasper. Teve uma banda de rock: o “Espelho do Mundo” e começou suas aulas de dança com a professora Estela Menezes, em 1991.
Sua primeira apresentação em público, como profissional, foi no drama: “ Sonhos e Saudades” com a “ Traste Show”, em Porto Alegre. Esse espetáculo, após temporada na capital gaúcha, foi participar de festivais de teatro, em: João Pessoa e Ponta Grossa.
Participação em teatro: Em 1994, Jarbas mudou-se para a capital paulista e participou do espetáculo infantil: “Um Passeio no Cometa”. Em 1996, ingressou na Cia de Teatro RM Brasil. Fez então: “ Draculinha”, até 1998. Nesse ano fez: “ A Canção dos Direitos da Criança”, musical do famoso musico Toquinho. Nesse mesmo ano , o ator representou o Brasil, no Festival de Teatro de Cuba, com a peça: “ Retratos de Mulher”.
Participação em teatro e dança: Em 1998, Jarbas Homem de Mello, ingressou na Cia: “ Danças”. Foi para Nova York, e participou do Festival de Artes , do Soho, na cidade, com o espetáculo: “Jogo de Dentro”. Outra vez no Brasil, fez : “ Rent”, e em 2000: “ Aí Vem o Dilúvio”; e “ Les Miserables”, que ficou em 2001 e 2002, sendo que nesse espetáculo era cantor, ator e dance capitain. Em 2003, atuou em: “ A Mandrágora”. Depois fez parte do projeto: “ Três Vezes Comédia”, organizado pela prefeitura de São Paulo. Em 2003, participou de: “Grease- o Musical”.
Em 2003, Jarbas iniciou parceria com o estilista Rogério Figueiredo , onde dirige anualmente um evento de moda, em que há um grande show musical. Em 2004, o ator fez: “ Constelation”. No mesmo ano dirigiu: “ P.S.Seu Gato Morreu”, em São Paulo. Em 2005, dirigiu o musical: “ Comunitá”. Em seguida atuou em: “ Veneza”. Em 2006, fez parte da Cia “ Only Broadway”. No mesmo ano fez: “ Querido Mundo”, que começou em São Paulo, e depois excursionou. Em 2007, dirigiu vários espetáculos e participou do: “ O Fantasma da Ópera”, onde era substituto do protagonista.
Participação em televisão:
Em 2007, Jarbas Homem de Mello foi contratado pela Rede Bandeirantes de Televisão, para integrar o elenco da novela:” Dance, Dance, Dance”. E em 2011, foi contratado pelo SBT, para ser jurado do programa “Se Ela Dança, Eu Danço”.