MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MARIKA GIDALI


Marika Gidali nasceu em Budapeste, capital da Hungria, em 29 de abril de 1937. Veio ao Brasil aos 10 anos, logo após o término da Segunda Guerra Mundial. Iniciou seus estudos de dança em São Paulo, com o professor Serge Muschatovsky, na Escola Carmem Brandão. Em 1956, ela foi para o corpo de baile do ” Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dançando as principais obras clássicas. Participou do Balé do IV Centenário, já casada, ao lado do marido Décio Otero. Em 1964, foi participar do ” Festival Internacional De Dança Da Cidade de Colonia”, na Alemanha.

Na década de 70, Márika trabalhou como bailarina e coreógrafa em programas de televisão, e dançou inclusive ao lado de Marlene Dietrich, quando esta estava em visita ao Brasil e cantou na TV Record de São Paulo Em 1971 fundou o ” Ballet Stagium”, ao lado do marido.. E ele existe até hoje. Em 1984, Márika presidiu a Comissão Estadual de Dança de São Paulo. Dez anos depois realizou seu grande sonho: criou o Projeto Escola Stagium., quando levou mais de 80 mil crianças e adolescentes da periferia da cidade, para assistirem espetáculos de dança. Em 1999 foi convidada a coordenar todas as atividades de dança nas unidades da Febem de São Paulo. Nessa época todas as atividades culturais eram fiscalizadas por autoridades do regime militar. E então ela resolveu encaminhar seus trabalhos enfocando aspectos tipicamente brasileiros. Seus trabalhos eram corajosos, mas generosos e todos visavam inclusão social. ” O nordeste e particularmente a Bahia estão em meu coração e são a fonte de inspiração de meus trabalhos”,diz a bailarina.Foi assim que criou a ” Dança das Cabeças”,

Marika Gidali e seu marido fundaram o ” Ballet Stagium” em 1971.

Além de bailarina e coreógrafa, Marika Gidali foi uma desbravadora, uma incentivadora, uma batalhadora pelo engrandecimento do Brasil, que ela percorreu de norte a sul, do Oiapoc ao Chuí, muitas vezes de ônibus, em condições precárias e sempre voltada ao povo, e principalmente à criança, ao jovem.

Marika Gidali foi a única brasileira que foi conhecer os rituais indígenas, como “Quarup” e levou a dança e a cultura brasileira ao exterior com imenso sucesso.

Os prêmios que a bailarina recebeu foram tantos, que chega a ser quase impossível enumerá-los.Eles foram não só brasileiros, como internacionais, tendo prêmios concedidos pela UNESCO, e até a ” Ordem do Rio Branco”, para mostrar a gratidão do governo brasileiro à grande mulher e grande bailarina Marika Gidali.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação