MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


NARA LEÃO


O nome completo da cantora Nara leão era Nara Lofego Leão Diegues. Ela nasceu em Vitória, capital de Espírito Santo, em 19 de janeiro de 1942. E faleceu no Rio de Janeiro, em 7 de junho de 1989.

Foi uma marcante cantora brasileira. Era das mais famosas intérpretes da “Bossa Nova”.

Seus pais eram o casal capixaba Jairo Leão e Altina Lofego, descendentes de imigrantes italianos, que imigraram para o estado de Espírito Santo no século 19.

Nara era a filha mais nova. Ela foi para o Rio de Janeiro, com apenas um ano de idade, ao lado dos pais e da irmã Danuza, jornalista e escritora. Na infância, Nara teve aulas de violão com o professor Solon Ayala e também com Patrício Teixeira, ex-integrante do grupo: “Os Oito Batutas”. Aos 14 anos, foi estudar na academia de Carlos Lyra e Roberto Menescal, tendo se tornado mais tarde, professora dessa academia.

O apartamento dos pais de Nara tornou-se o reduto dos artistas ligados à Bossa Nova. Ali se reuniam: Roberto Menescal,, Carlos Lyra, Sérgio Mendes, Ronaldo Bôscolo (na época namorado de Nara) . Nos final de 1950,Nara entrou para o jornalismo e foi repórter do jornal: “ Última Hora”, que pertencia a Samuel Wainer, que se casou com Danuza Leão. O namoro de Nara e Bôscoli terminou, quando ele começou a namorar a cantora Maysa, em 1961; Então Nara se aproximou de Carlos Lyra por um tempo. Mas depois começou a namorar o cineasta Ruy Guerra, com quem veio a se casar. Nara começou a se interessar por samba de morro.

Ela deixou o jornalismo e sua estréia profissional se deu em 1963, quando participou da comédia: “ Pobre Menina Rica”, ao lado de Vinícius de Moraes e Carlos Lyra. Seu título de: “ Musa da Bossa Nova” lhe foi dado pelo jornalista Sérgio Porto. E a sua consagração veio,quando participou do show: “ Opinião”, espetáculo de crítica à ditadura.

E Nara Leão continuou gravando mais de um disco por ano. Em 1964, gravou: “Nara”. No mesmo ano: “ Opinião de Nara”. Em 65: “ O Canto Livre de Nara”. Em 65 ainda: “ Cinco na Bossa” e “ Show Opinião”. Em 66: “ Nara Pede Passagem”, “Manhã de Liberdade” e “ Liberdade, Liberdade”. Em 67: “ Nara” e “ Vento de Maio”. Em 68: “ Nara Leão”. Em 69: “ Coisas do Mundo”. Em 71: “ Dez Anos Depois”. Em 72: “ Quando o Carnaval Chegar”. Em 74: “ Meu Primeiro Amor”. Em 77: “ Meus Amigos São Um Barato”. Em 78: “ Debaixo dos Caracóis de Seus Cabelos”. Em 79: “ Nara Canta em Castellano”. Em 80: “ Com Açúcar e Com Afeto”. Em 81: “ Romance Popular”. Em 82: “ Nasci Para Bailar”. Em 83: “ Meu Samba Encabulado”.Em 84: “ Abraços e Beijinhos e Carinhos Sem Ter Fim”. Em 85: “ Nara e Menescal”. Em 86: “ Garota de Ipanema”, Em 87: “ Meus Sonhos Dourados”. Em 1989: “ My Foolish Heart”.

Nara Leão mudou seu estilo musical. De musa da bossa nova, passou à cantora de protesto e simpatizante dos Centros Populares de Cultura da Une.

Suas gravações mais apreciadas são: “ O Barquinho”, “ A Banda”, “ Com Açúcar e Com Afeto”.

Alguns anos depois de separada de seu primeiro marido Ruy Guerra, com quem não teve filhos, Nara casou-se com Cacá Diegues, e eles tiveram os filhos Isabel e Francisco. Mudaram-se para a Europa e por dois anos ficaram em Paris, na França, onde nasceu a caçula Isabel. No começo dos anos 70, voltaram para o Brasil e aqui nasceu Francisco. Embora amasse cantar, Nara estava resolvida a deixar aa profissão e se dedicar somente à família.

Morte: Mas a morte a pegou inesperadamente, pois ela foi vítima de um câncer cerebral inoperável. E veio a falecer aos 47 anos de idade.

Mas seus discos foram relançados, após sua morte, trazendo faixa-bônus e um livreto com sua biografia. Sua morte foi muito pranteada, tanto pelos fãs, como pela classe artística e musical, pois ela era muito querida.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação