Narjara Aparecida Turettanasceu em São Paulo, em 19 de novembro de 1966.
Começou sua carreira aindamenina, participando da novela:”Papai Coração”, em 1977, e noseriado “Malu Mulher”, da TV Globo, em 1979. Em 81, participou danovela:”Baila Comigo”;”O Homem Proibido”; “Amor ComAmor Se Paga”;”Selva de Pedra”;”Direito de Amar”;”O Salvador da Pátria”. Teve sempre papeis de destaque.
Mas depois disso, e mesmo sem explicaçãojustificável,depois de ter participado de “Gente Fina”, em 1990,Narjara não encontrou mais vez em televisão. Participou apenas em epísódiosde :”Você Decide”. Só em 2000, conseguiu um papel na novel:”Vidas Cruzadas”, na TV Record. Depois novamente o silêncio e adificuldade de conseguir participações e então a moça valente e destemida,resolveu mudar de profissão,comprou um carrinho de água de coco, e passou avender a bebida nas ruas do bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro.Em 2004,candidatou-se à vereança naquela cidade, mas não conseguiu ganhar aeleição.Em 2006, a convite de Manoel Carlos, voltou à vida artística, nanovela:”Páginas da Vida”, da Rede Globo, onde fez a governanta dapersonagem da atriz Sônia Braga. E em 2007, apareceu na mídia, ao lado deKiefer Sutherland, quando de sua visita ao Rio, para gravar um comercial de umveículo.
Em 2010, fez uma participação especial em “Malhação ID”, na TV Globo. Em 2011, a novela “Morde e Assopra”. E em 2012, “Salve Jorge”.
Este é o resumo da vida da valenteatriz Narjara Turetta, em sua luta contínua, para mostrar seu valor aopúblico, que ela ama e que também a admira.