MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


NAUM ALVES DE SOUZA


Naum Alves de Souza nasceu na cidade de Pirajuí, interior de São Paulo, em 1º de junho de 1942.

Ele foi diretor, dramaturgo, cenógrafo, figurinista, artista plástico e professor de arte.

Ele sempre teve incentivo para a arte. O avô, chefe de uma estação ferroviária, gostava muito de cinema e a mãe fazia os enfeites para a igreja presbiteriana, que frequentava. Estudou na cidade de Lucélia, onde fez o clássico. Depois cursou apenas um mês de psicologia, na capital paulista. Mas, bem mais tarde, deu aulas de cenografia na ECA- Escola de Comunicação e Artes da USP.

Em 1972, fundou o grupo teatral Pod Minoga, junto com seus alunos, os atores Carlos Moreno, Mira Haar, Flávio de Souza, Dionísio Jacob, Beto de Souza, Regina Wilke e Ângela Grassi. O grupo funcionou durante os anos 1970 e fez várias montagens experimentais.

Foi Naum Alves de Souza quem fez e montou os bonecos para o programa “Vila Sésamo”, exibido pela TV Cultura e pela Rede Globo, no ar entre os anos 1973 e 1977. Dentre os bonecos estavam o Garibaldo e o Gugu.

Naum também escreveu artigos para as revistas Vogue, Cláudia e Revista da Sesc, e também para o jornal “Diário Popular”. Também foi ele o co-cenógrafo da “Exposição Brasil 500 anos”. Fez módulos de Arqueologia, de Arte Indígena e Bio-Antropologia, para a OCA, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Nos palcos brasileiros como autor, diretor, cenógrafo ou figurinista participou de montagens importantes, montadas e premiadas não só no Brasil como também em Cuba e no México. Foram elas: “A Maratona”; “No Natal a Gente Vem te Buscar”; “Aurora da Minha Vida”; “ Um Beijo, Um Abraço, Um Aperto de Mão”; “Nijinski“ e “Coração Suburbano”.

Em 2005, dirigiu a remontagem da peça “Os Pescadores de Pérolas”, no Teatro Municipal de São Paulo.

Ele conquistou os mais importantes prêmios teatrais: por três vezes recebeu o Molière; cinco vezes o Mambembe; duas vezes o APCA e uma vez o Prêmio Ziembisky.

Naum Alves de Souza foi acometido de uma doença neuromuscular e faleceu em 9 de abril de 2016, aos 73 anos de idade, na capital paulista.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação