O nome civil do Neguinho da Beija Flor é Luiz Antônio Feliciano Marcondes. Ele nasceu na cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, em 29 de junho de 1949.É cantor. E é puxador da Escola de Samba “ Beija Flor de Nilópolis”.
É também compositor.
Aos dez anos, o menino Luiz Antônio ganhou um concurso, puxando o samba com o famoso cantor Jamelão. Neguinho era pequenino, mas sua voz era forte e firme. Estreou em 1970, como puxador do “Bloco Leão de Iguaçu”. Em 75, transferiu-se para o “ Beija Flor”.
Ele criou o bordão: “ Olha a Beija-Flor aí, gente”.
Em 1980 lançou o 1º disco, mas a este seguiram-se outros. Teve vários sucessos carnavalescos, como: “ Os Cinco Bailes da História do Rio”; “Aquarela Brasileira”;” Sonhar com Rei Dá Leão”; “ Nervos de Aço”.” Ângela”, “Magali”; “Esmeralda”; e o maior sucesso de todos: “ O Campeão”, que é cantada em todos os estádios de futebol.
Em 1991, Neguinho ganhou o prêmio Sharp: “ Melhor Cantor de Samba”
Em 2005, gravou seu 1º DVD: “ Na Cidade do Samba”.
Depois disso, Neguinho lutou contra um câncer no intestino. Passou mal, mas curou-se.
Ele casou-se com Elaine Reis, no dia 23 de fevereiro de 2009, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, poucos minutos antes de cantar por sua escola. A TV Globo transmitiu o casamento.
Em 2009 mesmo, Neguinho gravou: “ Mulher, Mulher, Mulher”, que bateu recordes de sucesso, sendo muito tocado nas Redes Sociais.
Neguinho foi enredo de quatro escolas de samba: Manguinhos, em 1991; Independentes de Cordovil, em 92; “ Leão de Nova Iguaçu e Juventude Imperial, em 2010.
O cantor pensou em entrar para a política, teve convites, mas acabou por desistir e continuar só no samba.