O nome civil de Nelson Sargento é Nelson Mattos. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 25 de julho de 1924. É cantor, ator, artista plástico , compositor e escritor.
Sua história: Nelson nasceu em 1924, na Santa Casa de Misericórdia, na Praça XV. Filho de Rosa Maria da Conceição e Olímpio José de Mattos, eram uma família muito pobre.Rosa Maria era empregada doméstica. Seu pai era cozinheiro de profissão, e trabalhava no Armazém Dragão. Nelson convivia pouco com o pai, pois eles eram separados. E Olimpio teve um desastre profissional muito grave, pois foi ferido por uma faca afiada, que caiu em seu pé, que gangrenou. Por falta de bom tratamento, Olímpio veio a falecer. E a mãe ficou em sérias dificuldades. Ela, que trabalhava na casa de Manoel Ferreira Dias, atacadista de secos e molhados, na rua do Acre, no centro, teve que deixar o emprego e foi morar no Morro do Salgueiro, num barraco alugado. Lavava roupa pra fora e Nelson, ainda menino, fazia as entregas. Assim, aos 10 anos, conheceu o samba e aprendeu a tocar tamborim, na escola” Azul e Branco”. No Salgueiro havia escolas de samba. A “Unidos do Salgueiro” e a “ Depois eu Digo”.
José Casemiro, que era um líder no morro, uniu as duas escolas e fundou a “Acadêmicos do Salgueiro”
A mãe de Nelson foi morar com um senhor de idade,que era chamado por Arthur Pequeno e que era amigo de Alfredo Português, da Estação Primeira de Mangueira. E assim Nelson, ainda garoto, ficou enturmado com gente do samba. O senhor de idade, companheiro da mãe de Nelson, veio a falecer. E Alfredo Português convidou o garoto e a mãe, para mudarem-se pra a sua casa. O que de fato aconteceu
E foi Alfredo Português que percebeu como o menino Nelson era bem dotado, inteligente e ligado às artes.Alfredo, embora português, gostava de samba e era letrado. Figura diferente, naquele morro. Em 1955, Alfredo e o garotão Nelson, compuseram juntos o samba-enredo: “ Primavera”, também chamado: “ As Quatro Estações Do Ano”. Esse samba-enredo foi considerado o “ melhor samba de todos os tempos”
Carreira: Nelson integrou o conjunto: “ Voz do Morro”, ao lado de Paulinho da Viola, Zé Kéti, Elton Medeiros, Jair do Cavaquinho, José da Cruz e Anescarzinho. Entre seus parceiros de composição musical, estão: Cartola, Carlos Cachaça, Darcy da Mangueira, João de Aquino. Ro Fonseca, Pedro Amorim, Daniel Gonzaga.
Como escritor: Nelson também começou a escrever e a publicar livros. O primeiro foi: “ Prisioneiro do Mundo”. Depois: “ Um Certo Geraldo Pereira”. O próximo( já no prelo) se chamará: “ O Samba Eu”.
No cinema: Nelson atuou nos filmes: “ O Primeiro Dia”, de Walter Salles e Daniela Thomas; “Orfeu”, de Cacá Diegues; “ Nelson Sargento da Mangueira”, de Estevão Pantola- que lhe deu o Prêmio Kikito, no festival de Gramado, como Melhor Trilha Sonora.