MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


NELSON SARGENTO


O nome civil de Nelson Sargento é Nelson Mattos. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 25 de julho de 1924. É cantor, ator, artista plástico , compositor e escritor.

Sua história: Nelson nasceu em 1924, na Santa Casa de Misericórdia, na Praça XV. Filho de Rosa Maria da Conceição e Olímpio José de Mattos, eram uma família muito pobre.Rosa Maria era empregada doméstica. Seu pai era cozinheiro de profissão, e trabalhava no Armazém Dragão. Nelson convivia pouco com o pai, pois eles eram separados. E Olimpio teve um desastre profissional muito grave, pois foi ferido por uma faca afiada, que caiu em seu pé, que gangrenou. Por falta de bom tratamento, Olímpio veio a falecer. E a mãe ficou em sérias dificuldades. Ela, que trabalhava na casa de Manoel Ferreira Dias, atacadista de secos e molhados, na rua do Acre, no centro, teve que deixar o emprego e foi morar no Morro do Salgueiro, num barraco alugado. Lavava roupa pra fora e Nelson, ainda menino, fazia as entregas. Assim, aos 10 anos, conheceu o samba e aprendeu a tocar tamborim, na escola” Azul e Branco”. No Salgueiro havia escolas de samba. A “Unidos do Salgueiro” e a “ Depois eu Digo”.

José Casemiro, que era um líder no morro, uniu as duas escolas e fundou a “Acadêmicos do Salgueiro”

A mãe de Nelson foi morar com um senhor de idade,que era chamado por Arthur Pequeno e que era amigo de Alfredo Português, da Estação Primeira de Mangueira. E assim Nelson, ainda garoto, ficou enturmado com gente do samba. O senhor de idade, companheiro da mãe de Nelson, veio a falecer. E Alfredo Português convidou o garoto e a mãe, para mudarem-se pra a sua casa. O que de fato aconteceu

E foi Alfredo Português que percebeu como o menino Nelson era bem dotado, inteligente e ligado às artes.Alfredo, embora português, gostava de samba e era letrado. Figura diferente, naquele morro. Em 1955, Alfredo e o garotão Nelson, compuseram juntos o samba-enredo: “ Primavera”, também chamado: “ As Quatro Estações Do Ano”. Esse samba-enredo foi considerado o “ melhor samba de todos os tempos”

Carreira: Nelson integrou o conjunto: “ Voz do Morro”, ao lado de Paulinho da Viola, Zé Kéti, Elton Medeiros, Jair do Cavaquinho, José da Cruz e Anescarzinho. Entre seus parceiros de composição musical, estão: Cartola, Carlos Cachaça, Darcy da Mangueira, João de Aquino. Ro Fonseca, Pedro Amorim, Daniel Gonzaga.

Como escritor: Nelson também começou a escrever e a publicar livros. O primeiro foi: “ Prisioneiro do Mundo”. Depois: “ Um Certo Geraldo Pereira”. O próximo( já no prelo) se chamará: “ O Samba Eu”.

No cinema: Nelson atuou nos filmes: “ O Primeiro Dia”, de Walter Salles e Daniela Thomas; “Orfeu”, de Cacá Diegues; “ Nelson Sargento da Mangueira”, de Estevão Pantola- que lhe deu o Prêmio Kikito, no festival de Gramado, como Melhor Trilha Sonora.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação