Randal Juliano Mattosinho nasceu na cidade de Barra Bonita, no interior de São Paulo, em 20 de abril de 1925.
Queria muito estudar e ser médico, mas ficou doutor em rádio e em televisão, pois precisava trabalhar para viver. Aos poucos foi se apaixonando pelo “metier”. É verdade que desde menino gostava de brincar com uma latinha, fazendo vezes de microfone. Sua carreira profissional teve início na Rádio Panamericana de São Paulo (atual Jovem Pan), em 1944.
Quando a emissora foi vendida para a família de Paulo Machado de Carvalho, que fez com que ela se transformasse em rádio esportiva, Randal Juliano logo se adaptou aos novos rumos. E então permaneceu ali até 1986. Locutor de voz muito boa e dicção perfeita, era ele que apresentava os programas “Show da Manhã” e “São Paulo Agora”.
Além disso era comentarista esportivo da emissora e também atuava na TV Record, pois tinha boa figura e era bom de improviso. Nos anos 1960, ao lado de Idalina de Oliveira, apresentava o programa “Astros do Disco“, um dos campeões de audiência da emissora. Ali se apresentavam grandes nomes do cenário musical brasileiro e os discos mais vendidos nas lojas do país. Esse programa criou o Troféu Chico Viola, que ganhou muita importância. Mas Randal queria mais. E se fez ator, participando das telenovelas “Banzo”; “Prisioneira de um Sonho”; “Renúncia”; “Os Fidalgos da “Casa Mourisca” e “Eu e a Moto”.
Em 1982, Randal Juliano atuava também na TV Cultura, como animador de auditório. Apresentava os programas “Vestibular da Canção ” e “Quem Sabe, Sabe”. Nessa emissora foi também comentarista esportivo e apresentador do programa “A Cidade Faz o Show”, onde eram mostradas as cidades do interior de São Paulo. Esteve ainda na TV Gazeta, onde foi âncora do telejornal e diretor de departamento.
Mas em 1991, Randal Juliano resolveu deixar a profissão e dedicar-se à carreira universitária. Concluiu o curso de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na Universidade de São Paulo e logo a seguir foi professor de Comunicação nas Faculdades Integradas Alcântara Machado e na Universidade São Judas Tadeu. Ao mesmo tempo foi locutor e apresentador da Rádio USP, n o telejornal “Repórter USP“.
Randal Juliano era casado com a atriz Darcy Carlota e pai de gêmeas. Ele foi um dos mais importantes nomes do Televisão e do Rádio, em SãoPaulo.
Ele faleceu em 10 de julho de 2006, na cidade de São Paulo, de embolia pulmonar, aos 81 anos de idade.