MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RAUL DUARTE


Raul Gama Duarte, conhecido como Raul Duarte, filho de Francisco e Olga, nasceu na capital paulista em 30 de maio de 1912.

Família numerosa, o casal Francisco e Olga tinha seis filhos. A mãe teve que ajudar o pai, porque “a luta ficou brava, com a crise de 30”, diz Raul e a mãe montou uma escola. Apesar de toda sua “vagabundagem”, segundo ele próprio, entrou para o ginásio do Estado, e foi até à faculdade. Mas o que ele gostava mesmo era de brincar com rádio de Galena, pois ganhou um de um amigo e apaixonou-se. Em seguida Raul já foi para uma emissora de rádio, a Educadora Paulista.

E o fez por ter visto um edital nas paredes da Faculdade de Direito, chamando locutores.Era a faculdade de Direitoda Usp, onde ele estudava. Eele foi escolhido. Primeiro entrou o Nicolau Tuma e depois o Raul Duarte, dois locutores que fizeram nome norádio paulista. Raul apresentava cantores e cantoras e fazia os “reclames”. Em seguida ele foi para a TV Record, de onde nunca mais saiu. Foi crescendo com a emissora, e se profissionalizando, pois no começo era tudo amadorístico, e ninguém pensava em ganhar dinheiro. E assim Raul teve a oportunidade de privar com as “estrelas” da época: Francisco Alves, Silvio Caldas, Castro Barbosa, Carmen Miranda, Carlos Galhardo, Luiz Gonzaga.

Logo passou a diretor da emissora, pois era inteligente e criativo, o jovem Raul Duarte. Era rebelde, mas era alegre e querido. Paulo Machado de Carvalho, o proprietário, tinha confiança nele e o colocou como diretor comercial. Raul era também um bom vendedor. Sem deixar o microfone, pois sua voz sempre foi boa e sua dicção perfeita, criou os programas: “Balangandãs”, “Ovo de Colombo”, “Resenha da semana”, “Falando de São Paulo”, e “Ouvindo o Brasil”. Já se via que sua tendência era para o jornalismo e a crítica, e que também tinha sentido de “abrangência”, queria fazer rede nacional. Todos se espantaram, mas ele começou a fazer o seu” Painel.” Já havia a Rede Verde e Amarela, da Cruzeiro do Sul, mas Raul conseguiu organizar a sua.

Foi chargista,pois via as coisas com olhos críticos. Criou, com Otavio Gabus Mendes, o “Charuto e Fumaça”. Certa vez imitou Orson Welles e pregou um 1º de abril, pelo rádio, apresentando um vidente “de mentira”. Quando a TV Record foi inaugurada, Raul Duarte gostou da coisa. Ele estava dirigindo na imprensa escrita o jornal “O Tablóide”. E logo passou a escrever para a televisão. “Dois dedos de máquina”, onde ele glosava os acontecimentos do dia. A seguir fez: “Será que eles ligam? “ e “Falando sozinho”, todos em tom de crítica. Foi quando foi formada a célebre “Equipe A”, da qual Raul fazia parte. E ela ficou sendo responsável pelos principais programas da TV Record. Ao seu lado, os principais elementos da televisão, como: Manoel Carlos, Nilton Travesso, e Tuta, o filho mais novo de Paulo Machado de Carvalho.

Foi essa “Equipe A” a responsável por programas como: “Esta noite se improvisa”, “Hebe”, “Alianças para o sucesso”, programas cuja fórmula existe até hoje. Ainda o “Guerra é guerra”, “Família Trapo”e o famoso “Show do dia 7” . A Record, que é o 7 no dial de São Paulo, a todo mês fazia um grande show, verdadeiro acontecimento nacional. Mas aí aconteceram vários incêndios em todos os prédios, onde a Record funcionava e esta começou a degringolar. Profundo sofrimento, principalmente aos que sempre tiveram seus nomes ligados àquela televisão. Hoje, já com 87 anos, nesta data, Raul está casado com Iara, tem filhos e é tranqüilo. Mas quem com ele conversa observa seu olhar vivo, sua eterna sagacidade, sua inteligência. Teimoso, gosta de brincar e rir, e perguntado sobre sua filosofia de vida, responde rindo: “Vou repetir uma trova de que gosto. É assim: “Da vida pude colher ensinamentos pequenos; não aprendi aviver; morrer então, muito menos”. Esse é o genial Raul Duarte.

Faleceu em 21 de fevereiro de 2002.

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação