O nome completo de Regina Duarte é Regina Blois Duarte. Ela nasceu na cidade de Franca, interior do estado de São Paulo, em 5 de fevereiro de 1947.
É a mais velha de quatro irmãos. Seuspais: Jesus Duarte era militar e sua mãe Dulce Blois, pianista e professora depiano .Regina tinha 12 anos., quando leu o livro: “O Diário de Anne Franck”e resolveu que queria ser atriz. Estudou então declamação com a professoraMaria Sylvia Ferraz Silva. E frequentou aulas de balê, no ConservatórioMusical de Campinas. Integrou o grupo Teatro do Estudante de Campinas, eparticipou da peça: “O Auto da Compadecida”, em 1961.
Fez ainda:”Natal na Praça”e “O Tempo dos Conways”. Garota muito bonita e de sorriso lindo, quando veio para a capital paulista,tinha só 14 anos e começou a fazer comerciais para a televisão. Depoisde pouco tempo já se tornou um rosto conhecido e admirado, pois fazia ascampanhas publicitárias da Volswagen e da Kolynos,desde o lançamento da pastade dente. Seu sorriso, que realmente é lindo, ficou afamado. E a Kolinos,quando a pasta mudou para Sorriso, fez as peças publicitárias com ReginaDuarte e sua filha Gabriela, como se a mãe passasse o bastão à filha, ficandoa pasta dental como um símbolo de união da família. Voltando um pouco atrás,em 1965, Regina deixou os comerciais e começou a fazer teleteatro eteatro.
Com direção de Antunes Filho interpretou Branca, em “A MegeraDomada”, de Shakespeare Em 67 fez:”Black Out”, e em1968:”Romeu e Julieta”. Aí já eramos tempos áureos da TV Excelsior e lá foi a linda garota, já umamulher, participando de “Malu”, pelas mãos de Walter Avancini,em 1965. Na TV Excelsior fez:”A DeusaVencida”; “A Grande Viagem”; “Anjo Marcado”;”AsMinas de Prata”; “Os Fantoches”; “O Terceiro Pecado”;”Legião dos Esquecidos”; “Os Estranhos”;”DezVidas”. Mas aí a TV Excelsior faliu e Regina, que caminhava para oauge, mudou-se para a Rede Globo de Televisão. Foi ótimo para ela. Participousempre com destaque em novelas de muito sucesso. Fez:” Irmãos Coragem”; “Minha DoceNamorada”; “Selva de “Pedra”; “Carinhoso”;”Fogo sobre Terra”. Nessa época já tinha recebido o títulode:” Namoradinha do Brasil”.
Ela havia feito também algumasapresentações em teatro e em cinema, onde fez:”Lance Maior”;”Chão Bruto”; “Daniel, Capanga de Deus”;”El HombreDel Subsuelo”; “O Cangaceiro Trapalhão”; “O Homem do PauBrasil”. E em teatro fez :”Reveillon”; “Concerto Nº 1para Piano e Orquestra”;”O Santo Inquérito”; “MissBanana”; “A Vida é Sonho”, “Honra”;”CoraçãoBazar”.Mas continuou na Rede Globo, onde em 1979, seu nome estourouem todo o país, com o papel título de :”Malu Mulher”. Esse foium seriado, verdadeiro divisor de águas, que mostrava as dificuldades de umamulher desquitada,liberada.
Com isso, Regina Duarte resolveu montaruma produtora independente e lançou: “Joana”, que foi ao ar na TVManchete e no SBT. Mas essa foi uma fase difícil e a atriz voltou para a TVGlobo, onde então fez muito sucesso com Porcina, personagem chave danovela:”Roque Santero”, inesquecível até hoje. Fez depois:”Vale Tudo”, o primeiro capítulo de “Top Model”;”ARainha da Sucata”; “Retrato de Mulher”; “Incidente emAntares”; ” Irmãos Coragem” (remake); “História de Amor”; “Por amor”; “Chiquinha Gonzaga”; “Brava Gente”; ” Desejos de Mulher”; “Páginas da Vida”, “Três Irmãs” e “Araguaia”. Fez também uma série de participações especiais em diversas minisséries, novelas e especiais , como em 2010, no seriado “As Cariocas”.
E em 2011, ainda na TV Globo, interpretou o personagem Clô Hayalla, no remake da novela “O Astro”, exibida agora às 23 horas, no formato de macrossérie.
A atriz Regina Duarte foi casadacom Marcos Flávio, Daniel Filho, Del Rangel , dos quais se separou. No presenteestá casada com Eduardo Lippincott. Ela tem 3 filhos e em 2006 ficouavó. Sua carreira de eterno sucesso, foi marcada por vários prêmios,entre os quais: Em 61: Prêmio Governador do Estado; em 63 : Prêmio doFestival do Teatro Amador; em 65: Prêmio Governador do Estado; em 67: PrêmioRoquete Pinto; em 68,74 e 86 : Prêmio Imprensa; em Cuba, em1984:Prêmio Girassol, como Atriz Mais Popular; em 97: Troféu Contigo; em2006-Personalidade Cultural, da Revista Isto Ë , e um dos seus colegas de profissão, o Prêmio Pró-TV, pelo conjunto de sua obra.