Tiago Santiago nasceu no Riode Janeiro, em 24 de abril de 1963. Ele é filho da atriz e professora HelenaXavier e do administrador de empresas Aresky Santiago. Desde cedo gostou deartes e iniciou a carreira artística como ator. Era o ano de 1977 e ele eraum menino. Participou da montagem da peça”Sete Personagens ÀProcura de um Autor”. Aí ele contracenou com a atriz Dina Sfate logo começou a fazer participações em novelas e programas da Rede Globo deTelevisão.Fez:”Caso Verdade”, “Quarta Nobre”,”Livrepara Voar”, de Walter Negrão, com quem fez amizade..E isso fez com que elequisesse mudar de área e se tornar autor. Em 1985, já como autor, fez apeça:”A Fonte da Eterna Juventude”. Em 1988 dirigiu os atores DéboraDuarte e Stepan Nercessian, no teatro, com a peça:”Vida de Artista”,de Paulo Cesar Coutinho. Ele era realmente um diretor precoce.
Em 1991, Tiago Santiago começou suacarreira em televisão.. Foi na Rede Globo, como roteirista. Fez:”OGuru”, no Teletema. Cursou a Oficina de Autores Roteiristas daTV Globo. Nessa emissora foi colaborador das novelas e seriados:”Vamp”,em 1991;”Você Decide”, em 1992; “Olho no Olho”, em 1993;”Malhação”, em 1995; “Linha Direta”, em 1999; “Uga-Uga”,em 2000;”Brava Gente”, no mesmo ano;”O Quinto dos Infernos”,em 2002;”Kubanacan”, em 2003.
Em 2004, foi convidado pelo diretorHerval Rossano, para se transferir para a Rede Record de Televisão. Foi suasorte e sua grande chance. Coube a ele escrever a segunda versão doromance:”Escrava Isaura”, o que fez em parceria com AnamariaNunes.Logo depois. em 2005/2006 escreveu:”Prova de Amor”, que foigrande sucesso.Foi aí que recebeu o prêmio da Associação Paulista deCríticos de Arte. como Melhor Roteirista, por seus trabalhos em :”EscravaIsaura” e”Prova de Amor”.
Depois disso fez a supervisão de texto danovela:”Bicho do Mato”, em 2006/2007. E finalmente, sua mais recentecriação:”Caminhos do Coração”, que teve continuidade com:”OsMutantes”. Nessas duas novelas, Tiago Santiago, sempre contando com adireção muito criativa de Alexandre Avancini, conquistou praticamente toda ajuventude, com os personagens bizarros, com os efeitos especiais, com ashistórias completamente novas, dentro da teledramaturgia brasileira Seusucesso como autor e roteirista se tornou absoluto.
Em 2010, para surpresa de todos, foi contratado pelo SBT, onde foi o autor principal e responsável pela adaptação da novela “Uma Rosa com Amor”, originalmente exibida em 1972. Depois, em 2011, é autor de “Amor e Revolução”, que se passa na época da ditadura brasileira.