A atriz Zaira Bueno nasceu em 1955, em Porto Alegre, a capital gaúcha.
Atriz e bailarina, se tornou nacionalmente conhecida na década de 1970, quando estrelou várias pornochanchadas nacionais.
A estréia no Cinema foi em 1975 no filme “A Ilha do Desejo“, ao lado do ator e diretor David Cardoso. Chamou rapidamente a atenção pelos lindos olhos, um rosto diferente e um belo corpo.
Passou a ser uma das atrizes mais requisitadas do cinema brasileiro e participou de mais 16 filmes entre 1976 e 1986, quando se despediu das telas com o filme “Fêmeas em Fuga”.
Na Televisão o primeiro trabalho foi na TV Cultura, na minissérie “O Tronco do Ipê”, em 1982, em uma adaptação de Edmara Barbosa. Logo em seguida foi para a TV Bandeirantes viver o principal papel feminino da novela “A Filha do Silêncio“, uma adaptação de Jayme Camargo.
Ainda na TV Bandeirantes participou das novelas “Campeão” em 1983, de Marcos Caruso e Jayme Camargo, e de “Sabor de Mel” de Jorge Andrade. No SBT atuou em 1985 na novela “Uma Esperança no Ar” de Ismael Fernandes e Amilton Monteiro.
No Teatro a atriz participou de seis montagens, entre elas, “As Moças do Segundo Andar”, dirigida por Kiko Jaess ; “O Vison Voador”, com direção de Atílio Riccó e “Anjos de Guarda”, dirigida por Zeno Wilde.
Ela se mudou para Los Angeles, nos Estados Unidos há alguns anos.