Maria José de Macedo nasceu em Silva Jardim, no Estado do Rio de Janeiro, em 06 de maio de 1916.
Zezé Macedo foi uma atriz completa e trabalhou em rádio, teatro, cinema e televisão. Sempre como comediante. Estava com apenas 4 anos, quando se apresentou no palco, no papel principal da peça “As Pastorinhas“.
Mas ela desistiu da profissão aos 15 anos, quando se casou com o mecânico Alcides Manhães. Eles tiveram um filho, Hércules. mas quando o garoto estava com 1 ano de idade, veio a falecer, vitimado por um acidente. E aí Zezé rompeu o casamento e resolveu voltar a trabalhar.
No rádio fazia o programa “Lar, Doce Lar”, na Rádio Tamoio, do Rio de Janeiro. Pouco tempo depois, no Teatro, começou na Companhia de Revistas de Walter Pinto. A carreira deslanchou mesmo nos anos 1950, quando atuou na TV Tupi nos programas “Mesa Quadrada”; “Variedades Tupi” e “Circo Bombril” e no Cinema, onde foi uma das mais atuantes atrizes nas comédias da Atlântica.
No Cinema estreou em 1954, no filme “O Petróleo é Nosso”, e depois esteve presente nas telas em “O Feijão é Nosso”; “Carnaval em Marte”; “Sinfonia Carioca”; “De Vento em Popa”; “O Homem do Sputnik”; “Esse Milhão É Meu”; “Cala a Boca, Etelvina”; “Minervina Vem Aí”; “As Cariocas”; “Macunaíma”; “Tati, a Garota”; “Robin Hood, O Trapalhão da Floresta”; “As Loucuras de um Sedutor”; “Gordos e Magros”; “As Eróticas Profissionais”; “Secas e Molhadas”; “A Virgem Camuflada”; “Como é Boa a Nossa Empregada”; “Os Mansos”; “O Rei do Rio”; “Os Bons Tempos Voltaram”; “As Sete Vampiras”; “O Casamento dos”Trapalhões”; “Natal da Portela” e “O Escorpião Escarlate”.
Fez participações em várias novelas, começando em “A Moreninha“, de 1965, na TV Globo, e ainda na mesma emissora participou de “O Primeiro Amor”; “Sítio do Picapau Amarelo” e “Cambalacho”. Mas fez maior sucesso em programas humorísticos com seu tipo físico, que era miúdo, magro, de olhos grandes e rosto expressivo, e que se não era bonito, era ótimo para comédias. E ela participou por anos nos programas globais de Chico Anysio. Fez “Chico City”; “Chico Anysio Show”; “Estados Anysios de Chico City” e “Escolinha do Professor Raimundo“. Este foi o que lhe deu mais prestígio. Fazia a Dona Bela, que por maliciar tudo o que o professor dizia, atirava- se no chão, num ataque histérico. E dizia: “Ele só pensa naquilo….”.
Ela publicou 4 livros de poemas, e casou-se pela segunda vez com o ator Victor Zambito, com quem ficou casada por 38 anos, mas eles não tiveram filhos.
Zezé Macedo faleceu em 8 de outubro de 1999, no Rio de Janeiro, de uma hemorragia cerebral. Estava com 83 anos de idade.