Gabriela Almeida Carneiro da Cunha nasceu no Rio de Janeiro, no dia 4 de maio de 1982. É prima do também ator Mateus Solano e da atriz e bailarina Juliana Carneiro da Cunha e da atriz Beatriz Carneiro da Cunha.
Gabriela é formada em artes cênicas pela Casa das Artes de Laranjeiras, do Rio. No mercado audiovisual começou como atriz e depois como roteirista.
Num momento de insatisfação com a carreira de empresária, resolveu fazer testes para as novelas “Escrito nas Estrelas” e “Passione”. Ela passou nos dois e optou pela novela das 8. Antes já tinha feito na tv a série “Força-Tarefa”.
Esteve ainda em “Morde & Assopra”, “Beleza S/A” e “Em Família”.
No cinema atuou nos longas “O Velho Marinheiro”, “Encantados” e “Jards”. Também fez os curtas “Ao Meio” e “Laura Denver”. Como roteirista escreveu os curtas “Se Não Fosse a Brisa” e “O Menino que via Devagar”.
No teatro trabalhou em “Depois da Queda”, “O Campo”, “Tentativas contra a Vida Dela” , “Rock’N’Roll”, “A Casa”, “Câmera”, “Passagens”, “Maratona” , “Às Vezes é Preciso um Punhal para Atravessar o Caminho”, “Todo o tempo do Mundo” e “Sacrifício de Andrei”, e o espetáculo “Simbora – o Musical”, sobre a vida e obra do cantor Wilson Simonal.
Em 05-05-2017 / M.A.Z.