CNT
1996
Gravada em Santos/SP, a produção da Associação do Senhor Jesus foi exibida pela rede CNT entre 15 de abril e 28 de junho de 1996 em dois horários: 17h00 e 20h00, com 55 capítulos. Foi reexibida em 2011 pela TV Século 21.
A trama fala da crença em Santo Antônio, o “santo casamenteiro”, ao contar a história de Fernando Bulhões, que viveu na Europa medieval. Nascido no dia 15 de agosto de 1195, em Lisboa, Portugal, ele se tornou um dos santos mais cultuados do catolicismo, pela sua extraordinária capacidade de pregar sua crença. Antônio não media sacrifícios para ajudar o próximo, arriscando a própria vida. Com isso se transformou em alvo de curiosidade, de adoração e de endeusamento, mas também de ridículos, ódios, inveja e ciúmes.
No elenco estiveram Eriberto Leão, fazendo o papel titulo e estreando na televisão, Alejandro Muniz, Patrícia de Sabrit, Alexander Dutra, Amanda Correa, Amazyles de Almeida, Ênio Gonçalves, Gerson Steves, Davy Tayu, Haydée Figueiredo, Lara Córdula, Jefferson Britto, Jonas Mello, Liana Duval, Lourdes de Moraes, Luiz Parreiras, Moara Semeghini, Osmar di Pieri, Ruthinéia de Moraes, Sandra Théa, Sérgio Buck, Washington Lasmar, Yara Marques, Abrahão Farc e Tadeu di Pietro.
Foi escrita por Geraldo Vietri, teve o roteiro final de Dárcio Dalla Monica e Chico Martins. Foi dirigida por Lucas Bueno, com direção de fotografia de Toninho Correa. O tema de abertura, “Santo” é Kater Filho, na voz de Sérgio Reis.
A produtora fez outras tramas para a CNT, como “Ele Vive” e “Irmã Catarina”.
Foi um dos últimos trabalhos de Geraldo Vietri, que faleceu ainda naquele ano, 1966.
A novela foi lançada em DVD.
Em 18-05-2017 / M.A.Z.