Globo
1971 / 1972
Protagonizada por Chico Anysio a Globo exibiu uma novelinha infantil, “Linguinha”, diariamente às 20h00, entre o “Jornal Nacional” e a novela das 8. Substituía o “Você Tem Tempo?”, também com Chico. Ficou no ar entre 11 de outubro de 1971 e 24 de abril de 1972.
Quando colocava a língua para fora Linguinha virava era um super-herói. O vilão da história era o Mr. Yes (Luís Delfino), que tinha várias gangues, como os Marajoaras, comandados pelo chefe cruel (Iran Lima). Mr. Yes queria dominar o mundo pela poluição do ar.
Na trama havia Lingote (também Chico Anysio), pai de Linguinha, um velho viciado em vitaminas que adorava cantar músicas de Waldick Soriano e de Carlos Galhardo; Cassius Ali (Grande Otelo) um homem de peruca arrepiada que bolava truques dos filmes de James Bond; Monótonus (Jorge Lorêdo), bandido que repetia 5 vezes cada frase; e Careta (Nizo Neto), um garoto vagabundo.
A história começava na segunda e terminava na sexta, com um “gancho” para a próxima parada. Em São Paulo a historia inteira era reprisada no sábado à tarde.
Linguinha dava sempre bons exemplos, não brigava, não matava, não usava armas e não saía de casa sem escovar os dentes, tomar banho e se pentear.
Vários aparelhos eletrônicos eram confeccionados pela equipe de arte e adereços da Globo para compor o laboratório do vilão. Em cada capítulo sempre havia muita fumaça criminosa, lançada pelos vilões. A produção gastava muitos quilos de gelo seco para produzir o “clima”.
A Som Livre lançou, em 1971, o LP com temas do programa, cantadas por Rosana Toledo, Betinho, Miriam Miller, Germano Batista, entre outros.
Em 29-06-2017 / M.A.Z.