MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

Elas vendiam charme, elegância e simpatia



Nos primeiros meses da nossa televisão, os grandes magazines da época foram os maiores anunciantes. Não havia ainda o expertise da propaganda, e então, ao vivo, era preciso ter gente bonita e expansiva para “vender” os primeiros produtos e as primeiras marcas para aquele público telespectador que crescia rapidamente.

Surgiram então as garotas-propaganda, um termo criado por Cassiano Gabus Mendes e que teve na bela morena Rosa Maria, a pioneira delas. Com o mote: “Minha amiga, não é mesmo uma tentação?”. Ela entrava antes do programa “A Bola do Dia”, apresentado por Walter Stuart e fazia a propaganda da Marcel Modas, uma loja de artigos femininos.

O sucesso foi imediato e muitas surgiram depois de Rosa Maria. Elas precisavam ter boa aparência, serem fotogênicas, terem boa dicção e esbanjarem charme, elegância e simpatia. Elas atraiam as donas de casa oferecendo roupas, sapatos, utilidades domésticas, chapéus, produtos de beleza e higiene, perucas e tudo aquilo que os anunciantes da época queriam divulgar.

Muitas delas começaram como garota propaganda e depois se transformaram, pelo seu desembaraço frente às câmeras, em atrizes ou apresentadoras. E rapidamente elas se transformaram nas favoritas da telinha, aquelas que iluminavam a programação das primeiras emissoras e mexiam com os corações de muitos marmanjos.

Enquanto Rosa Maria foi a pioneira em São Paulo, na TV Tupi do Rio de Janeiro o feito coube à bela Neide Aparecida, que ficou famosa pelas propagandas da Tonelux, uma marca de máquina de lavar que patrocinava alguns programas da emissora carioca.

Nos primeiros anos “invadiram” a telinha com muita graça e beleza nomes como Ana Maria Neumann, que revirava uma bolsa no ar para mostrar o espaço que ela tinha e como ela era útil para as mulheres; Marlene Morel que unia muito bem a mensagem publicitária com um texto ligeiramente cômico; Nelly Reis que se transformou na “aeromoça” da Varig; Meire Nogueira, uma das mais atuantes e belas garotas-propaganda da história da nossa TV; Idalina de Oliveira, sempre muito elegante e charmosa no vídeo; Elizabeth Darcy que tinha uma voz marcante; Jane Batista que sempre anunciava moda; Sonia Greiss e mais tarde, já no final da década de 50, surgiram nomes como os de Odete Lara, Vininha de Morais, Norma Benguell, Marly Bueno, Neyde Alexandre e Wilma Chandler, só para citar alguns.

As garotas-propaganda também marcaram a publicidade na TV nos anos 60 e 70, e nesse período muitas atrizes passaram também a dividir o espaço nas telinhas com elas. Algumas marcaram época e depois se transformaram em grandes nomes da nossa TV e do nosso cinema como Odete Lara, Norma Benguell, Márcia de Windsor, Regina Duarte, que anunciava a geladeira Frigidaire, Márcia Maria, que aparecia nos intervalos do programa “Jovem Guarda” anunciando roupas e artigos para os jovens, Marly Bueno e Norma Blum, só para citar algumas.

Rodolfo Bonventti

Rodolfo Bonventti

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação