MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

RioMarket abordou a telenovela brasileira

Mauro Alencar representou o tema no Festival do Rio

Na capital carioca aconteceu, de 09 a 14 de outubro de 2017, o RioMarket, evento relacionado ao Festival do Rio, relacionado à cinema. No dia 11 de outubro, às 16 horas, a telenovela brasileira foi tema do evento, que aconteceu no Hotel Gran Meliá Nacional Rio, em São Conrado.

O doutor em teledramaturgia pela USP e consultor da Globo, o Prof. Dr. Mauro Alencar, falou sobre a importância da Literatura e do Teatro na formação da moderna teleficção brasileira. E, por outro lado, a contribuição da telenovela e das minisséries na divulgação da literatura nacional.

Uma das curiosidades – e já que estamos num Festival de Cinema – foi um vídeo que apresenta contraponto entre a novela A Sucessora, o romance de Carolina Nabuco e o filme Rebeca, A Mulher Inesquecível, de Alfred Hitchcock, em conjunto com romance inglês de Daphne du Maurier. Além disso, matéria sobre a mitológica Escrava Isaura produzida pela Globo em 1976.

No mesmo vídeo, um panorama sobre diversas produções inspiradas em obras teatrais e literárias; além de um quadro sintético das origens da Literatura na TV até os dias atuais com sucessos como Amores Roubados e Dois Irmãos.

Mauro Alencar
Mauro Alencar

Literatura e Teatro: Fontes inspiradoras da moderna teleficção brasileira

A origem da telenovela está intimamente ligada à literatura. Desde os folhetins franceses até a influência de estilos como o romantismo e o modernismo, tudo serviu de base para a formação desta narrativa televisual. Ela retira da literatura suas temáticas, personagens e técnicas por meio de adaptações ou livre inspirações. O diálogo entre literatura e telenovela é forte até hoje e constantemente alimenta a produção televisiva.

Se, nos primórdios, as razões para que a telenovela buscasse na literatura seus temas estavam na escassez da mão de obra qualificada para a escrita televisiva, foi a partir da década de 1970, com a modernização e industrialização promovidas pela TV Globo no gênero da teleficção em geral, que a literatura (incluindo a dramática) passou a ser elemento chave para a argamassa constitutiva da rica teledramaturgia nacional. Um rito de passagem como fonte inspiradora da Moderna Telenovela Brasileira e da tele ficção como um todo.

De Medeia, de Eurípides, e Romeu e Julieta, de Shakespeare, passando por Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, até O Bem-Amado, de Dias Gomes, e A Escada com Os Ossos do Barão, de Jorge Andrade. De A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho, alcançando O Tempo e O Vento (Erico Verissimo) e Grande Sertão: Veredas (Guimarães Rosa) à AmoresRoubados (A Emparedada da Rua Nova, de Carneiro Vilela). De Helena (Machado de Assis), Senhora (José de Alencar), A Moreninha (Joaquim Manuel de Macedo), Escrava Isaura (Bernardo Guimarães), Gabriela, Cravo e Canela e Tieta do Agreste (Jorge Amado), Ciranda de Pedra (Lygia Fagundes Telles), chegando em Êta Mundo Bom! (Inspirado em Voltaire e Monteiro Lobato); seguem a literatura e o teatro como seiva inspiradora para os vastos e imensos bosques da ficção televisiva, consumida diariamente por uma plateia ávida de emoções, identificações, projeções. No ir e vir da literatura e do teatro em confluência antropofágica com a telenovela, minisséries e séries, as seculares expressões artísticas retornam ao público amplificadas pela potência da mídia eletrônica. Renovadas por novas linguagens e em conjunto com a telenovela, mantêm a essência que é a de retratar a ação do homem no tempo e no espaço.

A moderna Telenovela brasileira (e seus derivados como as minisséries) – catalisadora de expressões literárias e teatrais – segue em seu desenvolvimento artístico e social de maneira autônoma, como produto da estética do contemporâneo audiovisual e, a despeito de nossa individualidade, nos faz sentir parte de um todo. Afinal, literatura, teatro e telenovela representam um mesmo registro que busca, de um modo ou de outro, iluminar os intrincados labirintos do comportamento humano.

museudatv

museudatv

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação