MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

Um italiano grosseirão fez de Sérgio Cardoso o galã da Tupi



Em 1º de abril de 1965, no horário das 20h, a TV Tupi lançava uma adaptação de Walter George Durst (1922-1997) de um original mexicano que se transformaria em um grande sucesso: “O Cara Suja”, a história de um imigrante italiano da Calábria, Ciccilo que, recém chegado ao Brasil, fica riquíssimo e se envolve com uma família que está arruinada financeiramente.

Na definição do diretor Geraldo Vietri (1930-1996), o personagem era um italiano grosseirão, louco e passional, mas, por tudo isso mesmo, muito sensual. Para interpretar Ciccilo, a TV Tupi trouxe Sérgio Cardoso (1925-1972), um dos atores mais premiados dos palcos brasileiros naquela época, e que com esse personagem se transformou em um dos grandes galãs da emissora e das nossas novelas, até sua morte repentina em 1972.

Rita Cléos (1931-1988), uma jovem atriz catarinense que já havia brilhado em alguns teleteatros e nas novelas “Quem Casa com Maria?” e “Teresa” ficou com o principal papel feminino, a milionária falida Yara, mais conhecida como a Biondina, como o italiano grosseirão a chamava. E este acabou se transformando no melhor papel em novela da atriz em toda a sua carreira.

O público aprovou o par central e transformou Ciccilo e Biondina em um dos casais preferidos das novelas da década de 1960. O enredo previa o surgimento de uma bela secretária para compor o triângulo amoroso e a ex-miss São Paulo e atriz Carmen Jóia ficou com o papel. Mas o público torceu foi mesmo para que a Biondina “domasse” o calabrês e ele, por sua vez, a falida aristocrata.

Ao lado de Sérgio Cardoso, Rita Cléos e Carmen Jóia, a TV Tupi reuniu um de seus melhores elencos, o que também contribuiu para o sucesso do folhetim. Lá estavam também Juca de Oliveira, Marisa Sanches, Percy Ayres, Sérgio Galvão, Norah Fontes, Elias Gleiser, Guiomar Gonçalves, Jean Carlo, Gilberto Sálvio e Aída Mar.

O sucesso da novela fez Sérgio Cardoso se dividir cada vez mais entre o teatro e as novelas, e levou a TV Tupi a investir mais alto no segmento que já começava a representar um bom faturamento para a emissora.

Rodolfo Bonventti

Rodolfo Bonventti

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação