MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

Joana Fomm completa 57 anos de carreira



Uma das mais premiadas atrizes do cinema, teatro e televisão, a mineira Joana Maria Fomm, aos 79 anos de idade e 57 anos de carreira, continua na ativa e brilhando na telinha e na telona.

Com uma carreira que inclui mais de 50 novelas e minisséries na televisão e mais de 30 filmes no cinema, Joana Fomm estreou na TV em 1962 na linha de shows da TV Rio e no cinema participando de “O Quinto Poder” de Alberto Pieralisi.  A primeira novela foi “O Desconhecido”, em 1964, uma adaptação de Nelson Rodrigues para a emissora carioca, exibida em São Paulo pela TV Record, ao lado de Jece Valadão.

Nas décadas de 1960 e 1970 ela participou de importantes filmes do cinema nacional como “Todas as Mulheres do Mundo”; “O Homem Nú”; “Edu Coração de Ouro”; “Bebel Garota Propaganda”; “Macunaíma”; “O Palácio dos Anjos”; “As Gatinhas”; “Fora das Grades”; “As Noites de Iemanjá”; “Os Desclassificados”; “Marília e Marina” e “Contos Eróticos”.

Passou pela TV Tupi nos anos 1970 e marcou presença em novelas de grande audiência como “Bel-Ami”; “Ovelha Negra”; “Ídolo de Pano”; “A Viagem” e “Papai Coração”. Foi para a TV Globo onde ganhou todos os prêmios de melhor atriz do ano na televisão como a vilã Yolanda Pratini em “Dancin’ Days”, grande sucesso de Gilberto Braga.

Se transformou em uma das principais estrelas da emissora onde participou de “Os Gigantes”; “Coração Alado”; “Brilhante”; “Elas por Elas”; “Corpo a Corpo”; “Cambalacho”; “Bambolê”; “Roda de Fogo”; “Tieta” como a beata Perpétua; “Vamp” e “Fera Ferida”.

Voltou para São Paulo em 1994 e aqui fez parte do elenco de duas novelas do SBT (“As Pupilas do Senhor Reitor” e “Razão de Viver”) e uma da TV Bandeirantes (“Serras Azuis”), voltando depois para a TV Globo para fazer “Esplendor”; “Porto dos Milagres”; “O Clone”; “Agora é que são Elas”; “Bang Bang” e “Boogie Oggie”.

Joana Fomm foi casada duas vezes, a primeira com o ator Francisco Milani e a segunda com o diretor Astolfo Araujo e tem filho, Gabriel. Nos últimos anos teve alguns problemas de saúde como um câncer de mama e uma doença que afetou o seu sistema nervoso, mas desde 2015 voltou à ativa e fez “Malhação: Pro Dia Nascer Feliz” na TV Globo; “Apocalipse” na TV  Record; “Sob Pressão” e agora “Verão 90” na Globo.

Nossa homenagem a grande atriz que também está de volta ao cinema na fita “Como se tornar o pior aluno da escola” que estreou em 2018.

museudatv

museudatv

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação