A TV Cultura acaba de lançar, em um bonito evento no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, como parte da celebração de seus 50 anos, cinco livros dedicados à trajetória do canal 2 e à sua relevância nos gêneros infantil e musical.
A primeira obra é “TV Cultura 50 anos“, um livro que retrata a história da principal emissora pública do Brasil. Dividida por décadas, a obra começa com o surgimento da televisão, nos anos 50, as primeiras emissoras no país e a criação da TV Cultura como televisão pública educativa, em 1969. A viagem segue revivendo os principais fatos, personalidades e programas que marcaram a trajetória do canal.
O segundo lançamento é “Almanaque TV Cultura 50 anos – Muitas Histórias, Informações e Curiosidades”, do autor, professor e pesquisador Elmo Francfort com mais de 300 páginas ilustradas e um breve relato dos principiais programas da TV Cultura nas últimas cinco décadas. A obra destaca, ainda, curiosidades de diversas produções da emissora.
O terceiro livro é “Almanaque Infantojuvenil TV Cultura 50 anos – Senta que lá vem História“, assinado por Sandro Casarini e Luiz Lentini. Totalmente ilustrado, o livro reúne os programas do gênero que marcaram diversas gerações na emissora.
O quarto é “Brasil Toca Choro”, que conta como o gênero choro nasceu e se reverenciou como um dos principais gêneros musicais brasileiros. A obra traça a história do choro com diversos perfis, fotografias, passagens inesquecíveis e fatos curiosos sobre compositores e intérpretes essenciais, escritos por especialistas, jornalistas, críticos e consagrados músicos da atual geração.
E o último dos cinco livros é “Retratos da Música Brasileira – 14 anos no palco do Programa Sr. Brasil”, uma homenagem do fotógrafo Pierre Yves Refalo para centenas de compositores, cantores, instrumentistas e contadores de causos que se apresentaram no programa “Sr. Brasil”, comandado por Rolando Boldrin nos últimos 14 anos.