Morreu no último dia 3 de setembro, aos 89 anos de idade, o compositor Elton Medeiros, um mestre do samba, vitimado por complicações de uma pneumonia.
Elton Medeiros era carioca e compôs clássicos do samba como “Pressentimento”, “Peito vazio” e “O sol nascerá” , uma parceria com Cartola que é tema de abertura da novela “Bom Sucesso“, da TV Globo, na voz de Zeca Pagodinho e Teresa Cristina.
Ele foi também um grande parceiro de Paulinho da Viola, Zé Ketti, Mauro Duarte, Hermínio Bello de Carvalho, entre muitos outros.
O compositor, que nasceu Brás de Pina, aos 16 anos fundou o bloco Tupy de Brás de Pina e depois foi para a Unidos de São Lucas. Em 2001, Elton Medeiros foi homenageado e recebeu o Prêmio Shell pela sua contribuição para a música brasileira.
Em 1965, Elton integrou o elenco de “Rosa de Ouro“, espetáculo de Hermínio Bello de Carvalho dedicado a relembrar o repertório de compositores como Paulo da Portela, Sinhô e Ismael Silva. Ao seu lado no palco, estavam Nelson Sargento, Paulinho da Viola, Jair do Cavaquinho, Clementina de Jesus e Aracy Cortes.
Parceiro desde o começo dos anos 1970, Paulo César Pinheiro diz que perdeu a conta de quantos sambas tem com Elton Medeiros. Até porque vários deles ainda estão inéditos, na gaveta. Ele tinha três livros prontos, um sobre os ranchos, um sobre sambas sincopados e um sobre sambas de enredo.