Raimundo Alvaro de Menezes nasceu em Fortaleza, capital do Ceará, em 05 de março de 1903.
Intelectual, foi advogado, jornalista, dicionarista, enciclopedista e escritor, tendo por 13 anos presidido a União Brasileira de Escritores (UBE) entre 1967 e 1980.
Alem do projeto de uma interessante enciclopédia sobre a Literatura Brasileira, o “Dicionario Literário Brasileiro”, publicado pela Editora Saraiva, patrocinada pelo Banco Unibanco, Raimundo de Menezes foi um líder dos escritores brasileiros, tendo homenageado ainda em vida, mestres de nossas Letras como Guilherme de Almeida, Menotti Del Picchia e Cassiano Ricardo.
Jornalista de “O Estado de S Paulo”, biografou ícones de nossa Literatura para a Editora Melhoramentos, como Martins Fontes, Capistrano de Abreu e Emílio de Menezes.
Em 1969,sucede o então “Príncipe dos Poetas Brasileiros”, Guilherme de Almeida em sua Cadeira nº 22 da Academia Paulista de Letras (APL).
Faleceu em São Paulo em 14 de janeiro de 1984, aos 80 anos de idade, tendo sido sepultado no Cemitério Getshemani. Pouco tempo depois foi homenageado dando o nome para a Biblioteca Municipal do Bairro de São Miguel Paulista, na capital paulista.