MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ZIZI POSSI


Maria Izildinha Possi nasceu em São Paulo em 28 de março de 1956.

Descendente de uma família de napolitanos, e irmã do diretor teatral José Possi Neto, ela estudou música na Universidade Federal da Bahia, onde se formou em Composição e Regência.

Em 1978 se mudou para o Rio de Janeiro, foi batizada artisticamente pela “Divina” Elizeth Cardoso, e lançou o seu primeiro disco pela gravadora Philips/Polygram, cantando músicas de Ivan Lins, Caetano Veloso, Sergio Sampaio e João Bosco e Aldir Blanc.

Em 1979 vem o reconhecimento ao gravar com Chico Buarque a trilha sonora do espetáculo musical “Ópera do Malandro”, se destacando com as músicas “Pedaço de Mim” e “Morena dos olhos d’água”.

Em 1981 lança a canção “Caminhos de Sol” que se transforma em um grande êxito de execução nas rádios e a leva a se apresentar em todos os programas de TV e a realizar vários shows pelo Brasil, com o lançamento do LP`”Um Minuto Além”, e confirmando que era boa de vendagens, em 1982 lança o sucesso “Asa Morena”, faixa título de mais um LP.

Nos anos 1980 faz muito sucesso com várias músicas incluídas nas trilhas sonoras das principais novelas da TV Globo e em 1998, ganha o Troféu Imprensa de Melhor Cantora de TV, muito em razão de seu sucesso musical “Per Amore” , música tema da novela “Por Amor”.

Em 1993 recebeu o Prêmio Sharp de Música e o prêmio conferido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) na categoria Melhor Cantora de MPB. Nesse mesmo ano, gravou o especial “Zizi Possi – Sobre todas as coisas” para a TV Manchete.

Com o CD “Per amore”, registrando exclusivamente canções italianas, ela bateu recorde de execução e o CD atingiu a vendagem de 700 mil cópias, o que valeu à cantora um Disco de Ouro e um Disco de Platina.

Mãe da também cantora Luiza Possi, fruto do seu casamento como o produtor e compositor Líber Gadelha, Zizi é uma das mais premiadas cantoras da nossa MPB.

Em 2005, no Teatro Frei Caneca, em São Paulo, ela montou o espetáculo “Para inglês ver e ouvir”,  cantando em inglês canções de Gerswin, Cole Porter e Bob Marley, entre outros autores. O show foi gravado em CD e DVD, com direção de José Possi Neto.

Em 2015, participou do show “Moleque – Gonzaguinha 70 anos”, em homenagem ao músico, no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro, e em 2016, lançou o EP “O mar me leva”, com produção de Zeca Baleiro, que pela sua qualidade ganhou indicação para o 28º Prêmio da Música Brasileira, na categoria  melhor cantora.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação