O compositor, arranjador e saxofonista Moacir José dos Santos nasceu em Serra Talhada, no interior de Pernambuco, em 08 de abril de 1926.
Ele foi criado na cidade de Flores depois da morte da mãe quando ele tinha apenas três anos de idade. Aprendeu a tocar vários instrumentos na Banda Marcial da cidade e integrou várias orquestras de circo e bandas militares de diversas cidades até ser contratado, em João Pessoa, pela jazz band da Rádio Tabajara, da qual se torna regente em 1947.
Moacir dos Santos vem para o Rio de Janeiro e vai trabalhar na orquestra da Rádio Nacional. A partir do final da década de 1950 se torna um dos maiores maestros arranjadores do País. É parceiro musical de Vinícius de Moraes, com quem compôs Mulher Carioca, Menino Travesso e Se você disser que sim e tem composições gravadas por Geraldo Vandre, Gilberto Gil, Carlos Jose, Sivuca e Baden Powell.
Trabalhou na Rádio Nacional até 1967 e também regeu a orquestra da TV Record de São Paulo. Compôs trilhas de filmes nacionais e estrangeiros, entre eles, “Ganga Zumba” de Cacá Diegues em 1964 e “Os Fuzis” de Ruy Guerra em 1965. Como interprete, gravou 5 discos clássicos e ganhou o Prêmio Shell de MPB em 2006.
Faleceu nos Estados Unidos, para onde se mudou no início dos anos 1970, na cidade de Passadena, em 06 de agosto de 2006, aos 80 anos de idade.