Nelson Werneck Sodré nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 27 de abril de 1911.
Ingressou no Colégio Militar do Rio de Janeiro em 1924 e na Escola Militar do Realengo em 1930. Nesse mesmo ano estreou na imprensa publicando o conto “Satânia” na revista “O Cruzeiro”. Em 1934 já publicava críticas literárias no jornal “Correio Paulistano” e depois em “O Estado de S Paulo”.
Em 1939, marcava presença na Coleção Brasiliana da Editora Nacional, com seu livro “Memorável Panorama do Segundo Império”. No ano seguinte, também estava na Coleção Documentos Brasileiros, da Editora José Olympio, com o livro “História da Literatura Brasileira (seus fundamentos econômicos).
Um dos maiores historiadores brasileiros do Século XX, Nelson Werneck Sodré lecionou História Militar na Escola de Comando e no Estado Maior do Exército por vários anos. Ele abordou em sua extensa obra a Imprensa deste pais, a história militar da nação e o surgimento da burguesia em nossa economia e sociedade.
No campo do ficcionismo foi um dos maiores especialistas da obra de José Lins do Rego e de Orígenes Lessa. Nelson Werneck Sodré esteve lúcido até os seus últimos dias de vida. Continuava trabalhando quando foi internado na Santa Casa de Itu, em 11 de janeiro de 1999, para uma operação.
O grande literato faleceu na cidade de Itu, no interior paulista em 13 de janeiro de 1999, aos 87 anos, devido à falência múltipla dos órgãos, septicemia e broncopneumonia.