Kátia Cilene Taylor nasceu em Garanhuns, Pernambuco, no dia 13 de janeiro de 1956. Aos 9 anos de idade já estava cantando na Rádio Clube de Pernambuco, e foi a “Revelação Infantil do Ano”, atuando como radioatriz, cantora, garota propaganda e atriz na tv local. Logo foi contratada pela Mocambo, então uma poderosa gravadora nordestina, onde lançou seu sucesso em homenagem aos canarinhos, “Rei Pelé”, que foi tocada até na rádio BBC de Londres.
Consagrada entre os nordestinos Katia ganhou por vários anos o troféu de “‘Melhor do Ano”‘ como cantora e atriz, com sucesso em várias interpretações teatrais locais.
Convidada pela CBS, Katia chegou ao Rio de Janeiro em pleno auge da Jovem Guarda, onde se integrou perfeitamente, lançando pela gravadora vários hits do movimento. Com o sucesso na música foi contratada pela TV Globo para comandar, junto com seu irmão Luiz Carlos Clay, também cantor e com a carreira em ascensão, uma parada de sucessos o programa GLOBO MUSIC HALL, sob a direção de Maurício Shermann.
Com o fim da Jovem Guarda as gravações foram rareando e a presença na tv cessaram. Em 1997, por ocasião das comemorações de 30 anos da Jovem Guarda, recebeu homenagem da Câmara Municipal da cidade de São Paulo que lhe agraciou com um Diploma de Honra ao Mérito. No final dos anos 1990, afastou-se da carreira artística em definitivo.
11-07-2020 / M.A.Z.