José de Paula Neto, o Netinho de Paula, nasceu no dia 11 de julho de 1970 em São Paulo. Foi criado em Carapicuíba, na Grande São Paulo, e morou por muito tempo num apartamento da Cohab 2 na zona leste de São Paulo. Isso influenciou sua carreira de forma definitiva.
Em 1986, ele começou sua trajetória na banda de pagode romântico Negritude Júnior. Era vocalista do grupo, criado no conjunto habitacional onde morava. Na década de 90 tiveram vários sucessos na parada musical como “Cohab City” e “Tanajura”. Em 2001 Netinho afastou-se da banda e partiu para uma carreira-solo. Mais tarde tentou novo grupo, o Negritudeando, depois Família Cohab City. Mas a carreira solo predominou. Ele tem vários discos no seu portfólio.
Em 1998, quando ainda estava no Negritude Júnior, Netinho apresentou o “Planeta Xuxa” durante a licença-maternidade da apresentadora. No ano seguinte, apresentou junto com Salgadinho e Kelly Key (na época Kelly Ka) o “Samba, Pagode & Cia”. na Rede Globo, que durou apenas 2 meses.
Na sequência, em 2001, faz na Record um programa mais focado na sua comunidade. No “Domingo da Gente”, o quadro “Dia de Princesa”, dedicado às jovens da periferia, faz muito sucesso. A atração ficou no ar até 2006. Na mesma Record, entre 2002 e 2004, Netinho de Paula encabeçou o elenco da série “Turma do Gueto” onde fez o personagem Ricardo.
Paralela a sua carreira como cantor e apresentador, em 2005 Netinho lançou sua emissora, a TV da Gente, em parceria com empresários brasileiros e angolanos. O objetivo era dar maior espaço aos negros. A emissora tinha transmissão em São Paulo, Ceará e Bahia. Mas o empreendimento não se sustentou.
Em 2008 ele entrou para a política. Foi eleito vereador em São Paulo e se reelegeu em 2012.
Em maio de 2009 Netinho começou no SBT um programa de 3 horas de duração, aos sábados à tarde, sob a direção de Marlene Mattos, o “Show da Gente”, que ficou em cartaz até março de 2010. No dia 25 de fevereiro de 2012, estreou o “Programa da Gente” na RedeTV, uma produção independente. No dia 01 de julho de 2018, assinou contrato com a Band e estreou o “Brasil da Gente”, aos domingos á tarde, substituindo José Luiz Datena, que se candidatou a senador. O programa mostrava o concurso “Caixa de Talentos”, e tinha a presença de grandes nomes da música nacional. Ele também pretendia voltar com o quadro “Um Dia de Princesa”. Mas com apenas duas edições, o programa foi interrompido. Datena desistiu de sua candidatura a senador e reassumiu o seu programa, o “Agora É Com Datena”. Em 2019 fez nova parceria com a RedeTV para comandar o programa “É da Gente”, aos domingos.
No cinema participou em 2005 do filme de Eliana, “O Segredo dos Golfinhos”.
Algumas atitudes de Netinho de Paula prejudicaram sua carreira. Para se reencontrar com seu público ele precisou superar acusações e processos sobre três agressões cometidas por ele em 2001 e 2005, envolvendo uma funcionária de companhia aérea, sua esposa e o repórter Vesgo do programa “Pânico Na TV”.
M.A.Z./ 31-08-2020