MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ZÉLUIZ PINHO


Zéluiz Batista Pinho nasceu em Pentecoste, no Ceará, no dia 22 de dezembro de 1925.

Começou sua carreira no teatro, em 1954, trabalhando em vários e importantes grupos. Nessa época fez uma participação no “Teatro do Brasil” da TV Paulista na peça “Cana Brava”. Voltou a tv mais tarde, na Excelsior, com pequenos papéis em “A Deusa Vencida” em 1965, “Em Busca da Felicidade” e “Anjo Marcado” em 1966. Nesse mesmo ano é escalado para fazer o dono de um bar, Manoel, em “Redenção”. Sua performance cai no gosto do público e se transforma num dos trunfos da novela. Na emissora fez também “Almas de Pedra” em 1966 e “Sangue do meu Sangue” em 1969.

Transfere-se para a TV Record onde atua em “Pingo de Gente” e “Sol Amarelo” em 1971; “Os Fidalgos da Casa Mourisca” e “Eu e a Moto” de 1972, e em 1973 integra os elencos das novelas “Vendaval” e “Vidas Marcadas”.

Em 1973 passa a trabalhar na TV Tupi onde faz “Divinas e Maravilhosas” de Vicente Sesso. Em 1974 participa de “A Barba Azul” e em 1975 faz “O Velho, o Menino e o Burro”, onde dá voz ao burro da história, dirigida ao público infantil. Na emissora participa da área de produção, coordenando locações para as novelas da época.

Voltou a atuar em novelas na TV Bandeirantes em 1982, onde fez “Ninho da Serpente“. Fez em 1984 “Jerônimo” no SBT. Em 1996 participou de “O Rei do Gado”, na Globo e para a CNT integrou o elenco da minissérie “A Última Semana”, sobre os últimos dias de Cristo, antes da morte e ressurreição.

Zéluiz Pinho também trabalhou como dublador, autor, diretor e produtor. Ele foi casado com a atriz e diretora Wanda Kosmo,e tiveram 2 filhos.

O ator faleceu em 20 de janeiro de 2004, em São Paulo.

 

M.A.Z./ 20-09-2020

 

 

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação